Área de R$ 1 milhão é declarada de interesse público para comunidade do Alto de Xangô no sudoeste baiano

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Uma vasta área de mais de 111 mil metros quadrados, situada em Brumado, no sudoeste da Bahia, acaba de ser oficialmente declarada de interesse público pela Secretaria do Patrimônio da União (SPU), ligada ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). Este reconhecimento, formalizado em uma portaria no dia 11 de julho, visa atender a uma comunidade composta por cerca de 12 famílias de matriz africana do Alto de Xangô.

Avaliada em R$ 1.082.237,08, a área localizada na Rodovia BA-148, na Fazenda Santa Inês, representa um passo significativo para a valorização da cultura e tradição dessa comunidade. As entidades Floresta Sagrada do Alto de Xangô e Centro Cultural do Candomblé Alto de Xangô são as representantes desta importante mobilização.

Essa declaração é fundamental para o reconhecimento territorial, permitindo que a comunidade utilize os recursos naturais, crie animais e mantenha suas práticas culturais, religiosas e ritualísticas. A SPU-BA informará oficialmente o Cartório de Registro de Imóveis e a prefeitura de Brumado acerca dessa nova realidade, que entra em vigor imediatamente.

Esta iniciativa não apenas protege os direitos das comunidades tradicionais, mas também promove a justiça social no acesso à terra, reafirmando o compromisso com a diversidade cultural e a inclusão. O que você pensa sobre essa conquista? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Gigante do Carnaval: Léo Santana arrasta multidão ao som de “Marquinha de Fitinha” no Pipoco 2026

O artista baiano Léo Santana agitou o circuito Tapajó (Ondina-Barra) nesta terça-feira, 10, com o Pipoco, desfile...

Sarah Andrade é a quarta eliminada do ‘BBB 26’ com 69,13% dos votos

BBB 26: Sarah Andrade foi a quarta eliminada com 69,13% dos votos. O paredão ocorreu apenas entre veteranos, com Babu Santana em 2º...

Câmara aprova criação das universidades do esporte e dos indígenas

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (10/2), a criação das universidades federais do Esporte e dos povos indígenas. Os textos seguem agora...