Igreja Luterana condena ‘extermínio através da fome’ em Gaza e exige o fim ao cerco israelense

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Igreja Evangélica Luterana na Jordânia e na Terra Santa emitiu um forte manifesto contra o cerco israelense a Gaza, denunciando o uso da fome como arma para promover uma limpeza étnica dos palestinianos. O Bispo Sani Ibrahim Azar destacou a tragédia humanitária que se desenrola, referindo-se à “fome em massa” que resulta do bloqueio prolongado, que sufoca o acesso à ajuda humanitária.

Em sua declaração, Azar alerta que apenas uma fração da assistência está chegando, e frequentemente em condições perigosas. Ele ressaltou que uma em cada cinco crianças em Gaza enfrenta desnutrição grave, enquanto relatos de perdas humanas continuam a crescer — já são 113 palestinianos, incluindo 81 crianças, que sucumbiram à fome, com muitos morrendo nos últimos dias.

Os testemunhos do Patriarca Ortodoxo Grego Teófilo III e do Patriarca Latino Cardeal Pierbattista Pizzaballa enfatizam a desumanização da situação, com famílias famintas esperando sob o sol escaldante por “um pedaço de pão”. Azar enfatiza que, mesmo com a ajuda disponível a poucos quilômetros, essa permanece estagnada em armazéns, longe dos que mais precisam.

Ele descreve a crise como uma “fome provocada pelo homem no ponto sem retorno” e convoca governos, líderes religiosos e organismos internacionais a romperem o silêncio e atuarem decisivamente. “O silêncio diante do sofrimento é uma traição da consciência… não podemos ser neutros”, alertou Azar, clamando por ações que garantam a entrega segura de ajuda e um cessar-fogo imediato.

O pronunciamiento termina com uma oração pelos famintos, doentes e deslocados de Gaza, pedindo justiça. “Dai-nos hoje o nosso pão de cada dia… clamamos por um cessar-fogo imediato e um fim a este genocídio, para que a justiça venha à nossa terra.” E você, o que pensa sobre essa situação? Deixe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Casamento cristão termina em tragédia no Paquistão: explosão de gás mata recém-casados ??e outras seis pessoas

A população cristã do Paquistão ficou abalada e consternada após a explosão de um cilindro de gás durante as comemorações de casamento em...

Casamento cristão termina em tragédia no Paquistão: explosão de gás mata recém-casados ??e outras seis pessoas

Um cilindro de gás explodiu em uma casa na cidade de Islamabad, Paquistão, durante celebrações de casamento de cristãos, deixando pelo menos oito...

Síria está novamente entre os 10 piores países para cristãos

A Síria entrou pela primeira vez em quase uma década na Lista Mundial da Perseguição 2026 da Portas Abertas, enquanto mais de 388...