Papa diz que crise de fome em Gaza é “grave”; Vaticano critica Israel

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O papa Leão XIV expressou sua profunda preocupação com a crise de fome na Faixa de Gaza, classificando-a como “grave”. Em um apelo por cessar-fogo, o pontífice destacou que a escassez de alimentos tem levado à morte de crianças inocentes e pediu respeito à lei humanitária internacional. Durante sua oração de Angelus, ele clama: “Todo ser humano tem dignidade intrínseca, concedida por Deus”.

Ao abordar este tema, o Vaticano informou que as entregas de alimentos a Gaza permanecem “muito abaixo” do necessário, potencializando a crise. A imagem de crianças esqueléticas, incapazes de receber atendimento adequado, marca a urgência da situação. O papa reiterou sua mensagem de esperança: “Renovo meu apelo de coração por um cessar-fogo e pela liberação de reféns”.

fome em gaza 5

fome em gaza 5

1 de 6

Palestinos se aglomeram em um ponto de distribuição de alimentos em Gaza. O Programa Mundial de Alimentos indica que quase um em cada três habitantes enfrenta extrema insegurança alimentar. (Foto: Majdi Fathi/NurPhoto)

Fome em Gaza 3

2 de 6

KHAN YUNIS, GAZA – A multidão se aglomera em busca de alimentos durante a distribuição em meio a restrições reais. (Foto: Hani Alshaer/Anadolu)

O papa também fez referência a outros conflitos, como as tensões entre Tailândia e Camboja e a violência no sul da Síria. “Meu coração está próximo daqueles que sofrem”, disse ele, pedindo que o “Príncipe da Paz” inspire o diálogo em busca de soluções.

Fome em Gaza: uma realidade alarmante

Philippe Lazzarini, chefe da UNRWA, revelou que 20% das crianças em Gaza passam fome vergonhosa. “As pessoas não estão nem mortas nem vivas, são cadáveres ambulantes”, disse ele, enfatizando a gravidade da situação. Em poste recente, Lazzarini alertou sobre o aumento da desnutrição infantil e a consequente lamentável perda de vidas, com mais de 100 mortes, a maioria delas de crianças.

Diante desse quadro devastador, é essencial que todos nós nos unamos para estimular o diálogo e a busca por paz. O que você pensa sobre essa situação? Compartilhe suas reflexões nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Homem é preso após desferir facadas contra funcionário que consertava caixa d’água no Eixo Sul em Teixeira de Freitas

Na noite de sábado, a Polícia Militar prendeu em flagrante Diego Lima Pereira, 42 anos, por tentativa de homicídio, ocorrida por volta das...

Homem de 27 anos é morto durante assalto a veículo na Avenida Mãe Stella de Oxóssi, em Salvador

Kelvin Gomes de Souza, 27 anos, foi morto durante um roubo na Avenida Mãe Stella de Oxóssi,...

Estudo de Harvard indica que variar exercícios reduz risco de morte

Variar os tipos de exercício ao longo da semana pode trazer benefícios para a saúde e reduzir o risco de morte prematura, aponta...