Senadores brasileiros chegam aos EUA para tentar negociar tarifaço

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

No último sábado, uma equipe de senadores brasileiros desembarcou nos Estados Unidos com um objetivo claro: evitar o impacto devastador do tarifaço imposto pelo presidente Donald Trump, que estabelece uma taxa de 50% sobre os produtos do Brasil a partir de 1º de agosto. Esta medida, parte de uma agressiva política comercial dos EUA, torna-se especialmente preocupante em um momento em que o diálogo direto com a Casa Branca ainda não se concretizou.

Integrando a comitiva, que inclui representantes de diversos partidos – como PT, PP, PL, PSD, MDB e Podemos – os senadores pretendem mobilizar apoio político e empresarial em reuniões estratégicas com congressistas americanos, empresários e líderes da sociedade civil. Para o senador Rogério Carvalho, é fundamental evidenciar os efeitos negativos dessa tarifa tanto para o Brasil quanto para os EUA, afirmando que “a soberania brasileira não está em negociação”. Nelsinho Trad, por sua vez, destaca que parlamentares americanos também podem sofrer prejuízos, uma vez que muitos de seus estados têm relações comerciais profundas com o Brasil.

Vale ressaltar que Trump se encontra na Escócia, o que torna incerta a possibilidade de recebimento da comitiva brasileira por representantes da Casa Branca. A situação se agrava pelo fato de que essa tarifa é a mais alta dentre os 26 países e a União Europeia afetados pela nova política comercial dos EUA, dificultando ainda mais as negociações.

O governo norte-americano justifica suas ações por conta de um processo judicial envolvendo Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal, refletindo a complexidade das relações bilaterais. Enquanto isso, o presidente Lula tenta abrir um canal de diálogo através do vice-presidente Geraldo Alckmin, mas, até o momento, a Casa Branca mantém-se distante e inacessível.

O que você acha sobre essa situação crítica? Deixe seu comentário e compartilhe suas ideias sobre o impacto dessa tarifa para o Brasil e para as relações internacionais!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Inmet emite alerta para onda de calor e tempestades no Brasil; veja regiões afetadas

Onda de calor atinge várias regiões do Brasil com alertas do Inmet O Brasil vive uma semana de calor intenso, com temperaturas superiores a...

Plano de reocupação de áreas do crime organizado no Rio começa em regiões menos violentas

O governo do Rio de Janeiro encaminhou ao STF o plano de reocupar territórios dominados pelo crime organizado. O objetivo é pôr fim...

SP, Rio e outras cidades do Brasil têm previsão de muito calor na véspera e no Natal

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo de onda de calor para os Estados de São Paulo e Rio de Janeiro,...