TRE-MG acita denúncia do MP e Nikolas Ferreira se torna réu por suposta fake news

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O deputado federal Níkolas Ferreira (PL-MG) tornou-se réu após o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) acatar a denúncia do Ministério Público. A investigação gira em torno de uma alegada “campanha sistemática de desinformação” nas eleições municipais de 2024, visando atingir a reputação de Fuad Noman, ex-prefeito de Belo Horizonte, falecido em março deste ano.

Caso o parlamentar e o deputado estadual Bruno Engler (PL) sejam condenados por disseminar informações falsas, correm o risco de inelegibilidade. O MP acredita que suas ações visavam beneficiar Engler, que concorria na eleição. O juiz Marcos Antônio da Silva, responsável pela decisão, apontou que os detalhes da denúncia reforçam a violação da legislação eleitoral. Além deles, outras figuras, como a deputada estadual Delegada Sheila e Coronel Cláudia, candidata a vice-prefeita, também são implicadas na ação.

Conforme o Ministério Público, os denunciados estabeleceram uma campanha organizada de desinformação nos dias finais da eleição, utilizando redes sociais, rádio, TV e internet para manipular o resultado do pleito em Belo Horizonte. As alegações incluem distorções de trechos do livro “Cobiça”, escrito por Noman, onde a obra, que retrata um relato fictício de abuso, foi interpretada erroneamente como um incentivo ao crime. Além disso, acusaram o ex-prefeito de permitir que menores acessassem conteúdo inadequado no Festival Internacional de Quadrinhos de BH, eventos que já foram considerados ilegais pela Justiça Eleitoral.

A participação de Nikolas Ferreira se destacou, uma vez que ele utilizou o poder de suas redes sociais para propagar informações falsas, desobedecendo a uma ordem judicial que exigia a remoção dessas postagens. O caso levanta questões sérias sobre a disseminação de desinformação e suas consequências no cenário político.

Quais são suas opiniões sobre este caso? Deixe seu comentário e compartilhe suas perspectivas sobre a influência da desinformação nas eleições!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Motta, que quer votar até maio o fim da jornada 6×1, no ano passado dizia que PEC era “sonho que iria virar pesadelo”

Durante um evento do BTG Pactual, nesta terça-feira (10), o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou acreditar que a proposta de redução...

Mãe de Oruam chora e faz desabafo sobre possível prisão do filho

Márcia Gama, mãe do rapper Oruam, usou as redes para comentar que a Polícia Federal foi informada para prender o artista caso ele...

Homem de 25 anos é assassinado dentro de casa no bairro Ouro Verde, em Itabela

Itabela – Um homem de 25 anos foi assassinado no fim da tarde de segunda-feira (9) dentro de uma residência no bairro Ouro...