Tsunami na Rússia deixa edifícios submersos

Publicado:

Na madrugada de quarta-feira, a cidade de Severo-Kurilsk, localizada no extremo norte das Ilhas Curilas, foi atingida por um tsunami devastador, resultado de um terremoto de magnitude 8,8. A comoção foi visível nas expressões das pessoas que, entre lágrimas, observavam a destruição ao seu redor. “Nossa fábrica está afundando sob a água!”, gritou uma moradora enquanto via o porto ser tomado pelas ondas indomáveis.

Com uma força descomunal, o tremor, considerado o mais forte na região em 73 anos, abalou também áreas próximas à península de Kamchatka, provocando alerta em quase todos os países do Oceano Pacífico. O prefeito da localidade, Aleksandr Ovsiannikov, relatou que quatro ondas de tsunami atingiram a costa, alcançando a impressionante distância de 200 metros da margem.

As memórias do passado reinavam na mente dos moradores, que lembravam do terremoto de 1952, responsável por tsunamis devastadores. “Cada um de vocês sentiu esses tremores, cada um de vocês entendeu quão grave era a situação”, reforçou Ovsiannikov para os cerca de 2.500 evacuados, cuja evacuacão se deu em meio ao caos.

Enquanto a cidade se preparava para o pior, muitos residentes tentavam manter a calma. Oleg Stuchinski, um dos moradores, contou ao Rossiyskaya Gazeta sobre a bagunça deixada em sua casa, mas tranquilizou: “A maioria das pessoas permanece calma”. Sergey Lakomov também corroborou: “Não há pânico, apenas preocupação entre turistas e famílias com crianças”. As ruas de Severo-Kurilsk, antes vibrantes, se tornaram desertas, com alarmes ecoando ao fundo.

Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, o terremoto ocorreu a uma profundidade de 20,7 km, a 126 km de Petropávlovsk, em Kamchatka. Especialistas alertaram para a possibilidade de réplicas significativas, com magnitudes de até 7,5. A cidade, agora em meio ao desespero, aguarda ansiosa por notícias. Como você percebe a força destrutiva da natureza? Compartilhe seus pensamentos nos comentários abaixo.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Republicanos reforçam ameaça de demissões em massa nos EUA por ‘shutdown’

A paralisação do governo federal nos Estados Unidos, conhecida como 'shutdown', entra na sua segunda semana sem um fim à vista. Os líderes...

Hamas quer troca ‘imediata’ de prisioneiros antes de negociar com Israel no Egito

Neste domingo, 5 de outubro, o Hamas anunciou que está disposto a negociar uma troca imediata de prisioneiros com Israel. Essa proposta vem...

Mais de 60 mortos na Índia e Nepal por deslizamentos de terra após fortes chuvas

As chuvas intensas no norte da Índia e no Nepal resultaram na trágica morte de pelo menos 63 pessoas, segundo informações das autoridades...