EXPANSÃO
Novidade permitirá que o equipamento receba voos com capacidade de até 124 passageiros
22/07/2025 – 16:13 h

Aeroporto de Feira de Santana –
O Aeroporto João Durval, em Feira de Santana, acaba de receber a licença ambiental para a ampliação da pista de pouso e decolagem. Com a extensão de 300 metros, a infraestrutura poderá acomodar aeronaves com capacidade para até 124 passageiros, trazendo um novo fôlego para a aviação regional.
Essa expansão é um anseio antigo do setor empresarial e teve sua primeira etapa iniciada em agosto de 2024, quando o governador Jerônimo Rodrigues (PT) decretou a desapropriação de uma área de 183 mil metros quadrados para viabilizar o projeto.
A licença, concedida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Semmam), foi anunciada no último sábado, dia 19, e mantém a validade da Licença de Operação anterior.
O documento estabelece ações essenciais para mitigar impactos ambientais e assegurar a segurança operacional do aeroporto, incluindo:
- Implantação do Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional (SGSO);
- Elaboração do Plano de Emergência Aeronáutica em Aeródromo (PEAA);
- Programa de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (PPAA);
- Monitoramento contínuo da qualidade do ar e de ruídos nas áreas adjacentes;
- Levantamento da fauna avícola urbana na Área de Segurança Aeroportuária (ASA);
- Plano de gestão de resíduos e monitoramento do lençol freático;
- Inventário florestal e plano de restrição ao uso de aeronaves poluidoras.
Empresa responsável pela ampliação do Aeroporto
A responsabilidade pela ampliação recai sobre o Consórcio ATL/Mozart, que inclui as empresas ATL Engenharia LTDA e Mozart Alemão Consultoria LTDA. O investimento total é de R$ 8,2 milhões, com previsão de conclusão em cerca de seis meses.
Atualmente, o Aeroporto João Durval Carneiro opera apenas com táxi aéreo particular, mas essa expansão promete estimular novos voos regionais e revitalizar a malha aérea baiana.
Estímulo a voos regionais
A Bahia vem retomando seu protagonismo na aviação civil após a pandemia da Covid-19. Dentre os esforços para ampliar a conectividade aérea, o secretário estadual de Turismo, Maurício Bacelar, anunciou, no dia 8 deste mês, que o governador Jerônimo Rodrigues solicitou um estudo conjunto entre três secretarias para fomentar a conectividade aérea regional.
“Sabendo da importância dessa conectividade para o turismo, o governador encomendou um estudo às secretarias de Turismo, Fazenda e Infraestrutura”, ressaltou Bacelar.
O Aeroporto João Durval é um dos equipamentos que poderá integrar esse novo programa estadual, atualmente em discussão dentro da Casa Civil.
Gostou dessa notícia? Compartilhe com seus amigos e faça parte dessa nova fase da aviação baiana!
“`
Comentários Facebook