Na deslumbrante Ilha de Bom Jesus dos Passos, em Salvador, um anúncio aguardado com expectativa promete dar vida novamente à histórica Igreja do Bom Jesus dos Passos. A Secretaria de Turismo (Setur) publicou, em 7 de junho, o edital de licitação que vai iniciar a reforma tão necessária deste templo, que é um tesouro da cultura local.
Entretanto, o caminho para a revitalização não foi simples. Um impasse surgiu quando a C.A Engenharia Construções e Projetos LTDA contestou a vitória da R.N Engenharia LTDA, que conquistou a concorrência ao apresentar a proposta mais vantajosa de R$ 195.247,28. Apesar do apelo da C.A Engenharia, a Setur decidiu, no dia 19, manter a R.N Engenharia no comando do projeto de restauração, que inclui reforma e pintura das áreas internas e externas da igreja.
O titular da pasta, Maurício Bacelar, negou o recurso, mas os motivos para essa decisão ainda não foram divulgados. Além disso, o prazo para a conclusão da obra permanece indefinido, deixando a comunidade em expectativa.
A Igreja do Bom Jesus dos Passos, erguida no século 18, é um exemplo magnífico do estilo rococó, adornada com altares deslumbrantes e uma imagem do Senhor dos Passos, esculpida em madeira pelo renomado artista Félix Pereira. O espaço sagrado também é palco de ricas festividades, como a missa em homenagem a São Pedro, realizada a bordo de uma embarcação durante a festa do Pescador, e a festa do padroeiro em janeiro, que atrai turistas e fiéis.
A gestão do templo está sob a responsabilidade da Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Passos, fundada em 1815, e está ligada à Paróquia da Sagrada Família Jesus, Maria, José, uma das mais antigas da região. A Setur ainda não se pronunciou sobre o impacto da reforma nas atividades da igreja, mantendo todos ansiosos por informações.
Agora, contamos com você! O que espera dessas melhorias na Igreja do Bom Jesus dos Passos? Compartilhe suas expectativas nos comentários!
Comentários Facebook