Em uma audaciosa empreitada, Brasil e China confirmaram, na última segunda-feira (7), uma parceria estratégica que promete transformar a logística de transporte entre a América do Sul e a Ásia. O acordo visa conectar o Brasil ao porto de Chancay, no Peru, criando uma via que facilitará as exportações brasileiras para o vasto mercado chinês e asiático, otimizando custos e reduzindo o tempo de entrega.
Representando o Brasil, a assinatura do contrato coube à Infra S.A., vinculada ao Ministério dos Transportes, enquanto a China foi representada pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Econômico da China Railway. A formalização deste importante pacto ocorreu em uma cerimônia virtual, com a presença de autoridades brasileiras e membros da embaixada chinesa em Brasília, além de representantes do governo chinês que participaram por videoconferência.
O projeto ambiciona construir uma ferrovia que parte da Bahia, atravessando os estados de Goiás, Mato Grosso, Rondônia e Acre, até chegar ao porto assim chamado, em Chancay. Esta ferrovia não apenas prometerá agilidade nas exportações, mas também será parte de um estudo mais amplo sobre a estrutura logística do Brasil, focando aspectos de intermodalidade e sustentabilidade econômica, social e ambiental.
Ainda sem orçamento definido, o custo da ferrovia será estabelecido durante as etapas de pesquisa, onde serão analisadas diferentes modalidades de transporte, como ferrovias, rodovias e hidrovias. A expectativa é que essa iniciativa não apenas impulsione as exportações, mas também promova um desenvolvimento sustentável no Brasil e em toda a região.
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