CEARÁ: Mobilização pretende vacinar 1,4 milhão de pessoas contra a gripe no estado

Publicado:

A influenza continua a ser uma preocupação séria em todo o Brasil, e a mobilização no Ceará é um exemplo do combate ao vírus. Com o apoio do Ministério da Saúde, as Unidades de Saúde do estado estão empenhadas em vacinar 1,4 milhão de pessoas pertencentes ao público prioritário, um passo vital na proteção da saúde da população.

A vacina contra o vírus Influenza, agora incorporada ao Calendário Nacional de Vacinação, estará disponível para grupos prioritários durante todo o ano. Em 2025, o governo adquiriu 73 milhões e 600 mil doses, garantido assim a proteção de milhares de brasileiros. Entre janeiro e junho, o Ceará registrou 343 casos de Síndrome Respiratória Aguda por Influenza, refletindo a relevância urgente da vacinação.

Dados do Ministério da Saúde indicam que a vacina pode reduzir de 60% a 70% os casos graves e mortes. Eder Gatti, diretor do Programa Nacional de Imunizações, reforça que embora a imunização não garanta proteção total, ela diminui significativamente o risco de infecções mais graves e hospitalizações. Em outras palavras, vacinar-se é uma maneira crucial de salvar vidas e proteger a comunidade.

A meta é alcançar 90% de cobertura vacinal entre grupos prioritários, que incluem crianças de 6 meses a menos de 6 anos, gestantes, puérperas, e idosos com 60 anos ou mais. Outros grupos, como trabalhadores da saúde, professores e profissionais de segurança, também estão na lista de prioridades. Essa estratégia busca reverter a queda nas taxas de vacinação observada nos últimos anos, promovendo ações de microplanejamento e vacinação em escolas para otimizar o alcance.

Todos os cidadãos são incentivados a procurar uma Unidade Básica de Saúde, levando a Caderneta de Vacinação ou um documento com foto. Esse é o momento de garantir a sua proteção e a de sua família!

Vamos conversar! Você ou alguém que você conhece já se vacinou? Compartilhe sua experiência nos comentários e ajude a espalhar essa importante mensagem de saúde.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Hospitais privados poderão trocar dívidas por atendimentos no SUS com nova regulamentação

Decreto oficializa a Rede Nacional de Dados em Saúde como base de controle e viabiliza aumento da oferta de especialistas à população

Suspeitas de sarampo no Tocantins acedem alerta

Casos elevam alerta nacional; Acre decreta emergência e Brasil intensifica campanhas de vacinação.

Atenção primária tem novas equipes credenciadas para todo o país; confira a lista das cidades contempladas

Os profissionais irão reforçar o Sistema Único de Saúde (SUS)