CNU tem contagem regressiva para início das inscrições. Confira datas

Publicado:

O aguardado Concurso Público Nacional Unificado (CNU) está prestes a iniciar suas inscrições. Com o edital recém-publicado pelo governo federal, o relógio já conta as horas até que, a partir das 10h de quarta-feira (2/7), os candidatos possam garantir uma das 3.652 vagas disponíveis em 32 órgãos federais.

Além disso, nesta quarta-feira também se abre o período para solicitar a isenção da taxa de inscrição, que se estende até o dia 8 de julho. Aqueles que não pedirem isenção ou tiverem seus pedidos negados precisarão pagar uma taxa de R$ 70, a qual deve ser quitada até 21 de julho. Contudo, as inscrições se encerram um dia antes, às 23h59 do dia 20 do mesmo mês.


Cronograma do CNU

  • Inscrições: de 2 a 20 de julho de 2025 (pagamento até 21 de julho)
  • Solicitação da isenção da taxa de inscrição: 2 a 8 de julho de 2025
  • Prova objetiva: 5 de outubro de 2025, das 13h às 18h
  • Convocação para prova discursiva: 12 de novembro de 2025
  • Convocação – confirmação de cotas e PcD: 12 de novembro de 2025
  • Envio de títulos: 13 a 19 de novembro de 2025
  • Procedimentos de confirmação de cotas: 8 de dezembro a 17 de dezembro de 2025
  • Prova discursiva para habilitados na 1ª fase: 7 de dezembro de 2025
  • Previsão de divulgação da primeira lista de classificação: 30 de janeiro de 2026

Regras da isenção

Conforme orientações do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), a isenção da taxa é destinada a candidatos inscritos no CadÚnico, doadores de medula e beneficiários do Fies e ProUni. Porém, é essencial lembrar que apenas pertencer a um desses grupos não garante a isenção; é necessário solicitar e passar por uma análise.

Inscrição no CNU

Para se inscrever, o candidato precisa ter uma conta ativa no Gov.br – que pode ser de qualquer nível: ouro, prata ou bronze – e um CPF válido. Após o login, o candidato deve seguir as orientações da plataforma e escolher um dos nove blocos temáticos, que agrupam carreiras semelhantes.

Os blocos disponíveis são: Seguridade Social (Saúde, Assistência Social e Previdência Social), Cultura e Educação, Ciência e Tecnologia, Engenharia e Arquitetura, Administração, Desenvolvimento Socioeconômico, Justiça e Defesa, Intermediário – Saúde e Intermediário – Regulação.

O MGI enfatiza que não será permitido o envio de documentos via WhatsApp ou e-mail para a inscrição. “Recomendamos que os candidatos leiam o edital com atenção e avaliem os perfis de cada bloco e cargo antes de finalizarem sua inscrição”, alerta o ministério. Para esclarecer dúvidas sobre o edital, uma live será realizada na sexta-feira, 4 de julho, às 14h30, no canal do MGI no YouTube.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ciência descobre como reverter envelhecimento da pele com sangue jovem

Uma equipe de pesquisadores fez uma descoberta surpreendente sobre o poder do sangue jovem. Eles identificaram que proteínas presentes no soro de pessoas...

Proteção de crianças será levada a Fórum de Segurança Pública

O Brasil está verdadeiramente preparado para resguardar suas crianças vítimas de violência, tanto no mundo físico quanto no digital? Uma recente auditoria nacional,...

Filha de prefeito afastado por corrupção recebeu auxílio emergencial

Em uma trama que revela bastidores sombrios da política local, a história de Gabriele Lima dos Santos, filha do prefeito afastado Marcelo Lima,...