BAHIA
O evento acontece na Faculdade de Medicina da UFBA, no Vale do Canela
Por Redação
03/07/2025 – 9:14 h

História da Medicina: a história da Bahia contada pelas lutas em saúde –
A Editora da Universidade Federal da Bahia (Edufba) lançará no dia 9 de julho, às 17h, o quinto volume da série História da Medicina da Bahia. O evento será marcado por um debate no Auditório 3 da Faculdade de Medicina da UFBA, no Vale do Canela.
Com o título “História da Medicina: a história da Bahia contada pelas lutas em saúde”, o livro será introduzido na roda de conversa intitulada “As lutas em saúde na Bahia: dos ossos aos vestígios para uma história da medicina”. Após o debate, que se inicia às 18h30, os participantes poderão adquirir exemplares e celebrar a ocasião no Espaço Cultural Cardozão.
O professor Eduardo Borges dos Reis conduzirá a mediação do debate, que abordará capítulos centrais do livro, como “Para além da cor: a história dos albinos da Bahia”, “Empretecendo a doença falciforme: uma jornada de lutas contra os estigmas sociais”, “Saúde das marisqueiras” e “Efeito das condições de vida na saúde na Salvador do passado: os testemunhos dos ossos”. O evento contará com a presença de representantes da Associação das Marisqueiras, da Associação Baiana das Pessoas com Doença Falciforme (ABADFAL) e da Associação das Pessoas com Albinismo na Bahia (Apalba).
Este volume é fruto da colaboração de estudantes de diversas áreas da UFBA, incluindo Medicina, História e Ciências Sociais. Juntos, eles criaram um livro abrangente que revela as lutas sociais em torno da saúde, com um foco especial no estado da Bahia. Com 20 capítulos, a obra explora temas variados, desde a história da loucura e a leishmaniose até os desafios enfrentados por sobreviventes da febre amarela e o renascimento do parto natural.
Serviços
Lançamento de “História da Medicina: a história da Bahia contadas pelas lutas em saúde”
Quando: 09/07/2025, 17h
Local: Auditório 3 da Faculdade de Medicina da UFBA, Vale do Canela
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Tags:
Siga nossas redes
Comentários Facebook