Na última terça-feira, o secretário de Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnick, trouxe à tona uma notícia que pode alterar o futuro comercial entre os EUA e o Brasil. Ele mencionou que produtos como manga, cacau, café e abacaxi, que não são produzidos internamente, podem ter isenção de tarifas. “Os Estados Unidos não produzem esses produtos. Então, poderiam entrar com tarifa zero”, afirmou durante uma entrevista à CNBC Internacional.

Lutnick também revelou que o presidente Donald Trump deve tomar decisões importantes sobre os acordos comerciais ainda esta semana, definindo prazos que se estendem até a próxima sexta-feira. Enquanto isso, o Brasil pode enfrentar uma tarifa de 50%, começando dia primeiro de setembro, um cenário que teria um impacto considerável nas suas exportações.

Além disso, as negociações envolvendo as tarifas sobre aço e alumínio, bem como regulamentações relacionadas a serviços digitais, entre os Estados Unidos e a União Europeia, também foram destacadas. O secretário enfatizou a importância dos produtos farmacêuticos nesse diálogo, mencionando uma tarifa de 15%. Lutnick antecipou que Trump apresentará uma nova política farmacêutica nas próximas duas semanas, o que pode influenciar ainda mais a dinâmica comercial entre os dois blocos.

O que você acha dessa possível mudança nas tarifas? Compartilhe sua opinião e vamos conversar sobre como isso pode afetar o comércio internacional!