Festival de forró e avistamento de baleias aquece turismo em Cumuruxatiba no período das férias do meio de ano

Publicado:

Oito noites para curtir 17 atrações, dançando com o pé na areia e os olhos em uma das paisagens mais deslumbrantes do Brasil. E, o que é melhor, sem pagar nada por isso. Parece bom demais para ser verdade, mas é este o conceito da Paradinha do Forró, que chega à terceira edição em Cumuruxatiba, distrito de Prado, no Sul da Bahia. O evento, que movimenta a agenda da região de 26 de julho a 2 de agosto, coincide com o início da temporada de avistamento de baleias-jubarte e transforma o destino em objeto de desejo de quem sai de férias no meio do ano.

O festival foi criado em 2023 por iniciativa de comerciantes da vila, com o objetivo de aquecer a economia local no período pós-pandemia, por meio da valorização da cultura. O nome curioso tem a ver com a localização em relação a dois outros polos turísticos famosos por suas programações: Itaúnas, no Espírito Santo, e Caraíva, também no Sul da Bahia. Por estar entre um e outro, “Cumuru”, como é carinhosamente chamada, acabava sendo um ponto estratégico de pausa para viajantes. Ou seja, o lugar ideal para dar aquela “paradinha” antes de seguir estrada afora.

A Paradinha do Forró cresce a cada edição e caminha para se consolidar como referência no calendário de eventos do segmento. Este ano, a programação ocupa nove espaços, entre praças e estabelecimentos comerciais, e contará com a apresentação de 17 atrações, entre artistas locais e nacionais que passeiam por diversos estilos de forró. Durante o festival, o público também terá a oportunidade de participar de aulas de forró.

FESTA NOITE E DIA – Um dos destaques desta edição é o Trio Dona Zefa, de São Paulo, que divide a grade com Os Cangaceiros, PH do Acordeon, Felipe Peó, Amanda Requião, Peixe Ernandes, Forroxatiba, Trio Mangabeiras, Alex Corrente, Forró de Pife, Jorge do Rojão, Caio Gimenez, Isadora Luz, Xote Novo, DJ Marcio, DJ Raxta e DJ Saravá. A programação completa pode ser acompanhada no perfil oficial do evento nas redes sociais (@paradinhadoforrocumuru), que também oferece dicas de onde se hospedar durante o período.

E, se as noites estão reservadas para o arrasta-pé, de dia são as baleias-jubarte que convidam para a festa. O mês de julho marca o início da temporada de migração da espécie para reprodução em águas mais quentes e o litoral baiano é um dos destinos preferidos dessas gigantes do mar, que podem passar dos 15 metros de comprimento e pesar mais de 30 toneladas. Em Cumuruxatiba, empresas especializadas realizam passeios para avistamento todos os dias, com as embarcações Libra, Lord e Aquamar.

A Paradinha do Forró tem patrocínio da Cachaça Matriarca, Zé Carlos Materiais de Construção, Condomínio Outeiro da Barra e seguradora MCAD, é realizada em parceria pelo Atelier Renata Homem, Brother’s Beer Pub & Tabacaria, Carú Bar, Casa de Minas, Goti Pizzaria, Passarim Hospedagem, Barraca Porto Belo, Sr. Fumaça e Restaurante Urucum e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Prado. Veja abaixo as imagens de divulgação das atrações do festival de forró em Cumuruxatiba:

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Pradense comemora título de doutor conquistado em uma das principais universidades do Brasil

Uma história de um pradense que mudou sua história através da educação, perserverança, luta, fé e superação. Nascido no interior de Prado-BA, de uma família...

Prefeitura de Prado intensifica ações de limpeza pública no bairro Alameda do Atlântico

A Prefeitura de Prado, através da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, deu um importante passo nesta semana ao intensificar as ações...

Prado e Itamaraju saem na frente na estreia do Intermunicipal 2025

O Campeonato Intermunicipal 2025 começou oficialmente no último domingo, 10 de agosto, Dia dos Pais, movimentando estádios por toda a Bahia. No Estádio Municipal...