Uma centenária argentina, que logo completará 101 anos, recebeu um presente inesperado e profundamente emocionante: um vídeo onde seu falecido marido, José, aparece sorrindo e se movendo, graças à inteligência artificial. Desde sua perda em 1994, essa foi a primeira vez que Sati pôde ver seu amado novamente.
A filmagem foi idealizada por seu neto Marto, um jovem de 33 anos, especialista em tecnologia e membro de uma banda de pop eletrônico em Buenos Aires. Ele compartilhou com o site What’s The Jam? que, frequentemente, apresenta novidades do mundo digital à avó, que sempre se maravilha com o que descobre.
“Minha avó fala muito sobre meu avô. Eles viveram um amor imenso, e ela ainda guarda uma foto dele na sala. A ideia de criar um vídeo a partir dessa imagem surgiu de uma conversa que tivemos”, explicou Marto.
Usando ferramentas de IA, Marto deu vida ao rosto de José, resultando em um vídeo onde ele sorri como se estivesse diante de Sati novamente. A reação dela foi registrada em um momento tocante: sentada ao lado do neto, com lágrimas nos olhos, ela se dirigiu à tela dizendo: “Eu te amo, José”. Quando Marto perguntou quando foi a última vez que o viu assim, sua resposta foi breve e dolorosa: “1994”.
A gravação rapidamente conquistou o TikTok, alcançando mais de 1,8 milhão de visualizações e comovendo milhares de internautas. Marto compartilhou: “A sinceridade da minha avó me tocou profundamente. A reação dela, embora não me tenha surpreendido, foi verdadeiramente especial”.
Comentários Facebook