Irregularidades na prestação de contas do transporte escolar desencadeiam ações administrativas no interior da Bahia

Publicado:

A Secretaria de Educação da Bahia (SEC) tem intensificado as ações de fiscalização sobre a gestão de recursos destinados ao Programa Estadual do Transporte Escolar (PETE/BA) no interior do estado. No último sábado (28), uma série de portarias foi publicada pela secretária Rowenna dos Santos Brito, revelando a instauração de Processos Administrativos de Reparação de Danos ao Erário e Tomadas de Contas Especiais em diversos municípios.

As medidas buscam apurar, determinar e cobrar eventuais danos decorrentes de irregularidades na prestação de contas dos recursos repassados, o que pode evidenciar desafio persistente na gestão do transporte de estudantes na zona rural.

Os principais motivos para a instauração desses processos incluem a não prestação de contas ou a apresentação de documentos em desacordo com as normas do programa. Entre os municípios com a gestão do transporte escolar sob análise estão:

Canavieiras: Processo de reparação de danos instaurado por não cumprimento das obrigações de prestação de contas referentes aos exercícios de 2019 e 2022; Barro Preto: Processo administrativo para apurar a não prestação de contas dos recursos do PETE/BA relativos a 2022; Santa Bárbara: Designado processo para apurar a não prestação de contas dos exercícios de 2019 e 2020 do programa PETE/BA; Bom Jesus da Serra: Comissão designada para Tomada de Contas Especial devido a prestações de contas com composição em desacordo com as normas do programa para os exercícios de 2019, 2020 e 2021; Santa Cruz da Vitória: Tomada de Contas Especial instaurada pela não prestação de contas dos recursos do PETE/BA referentes a 2021; Floresta Azul: Processo de reparação de danos ao erário por irregularidade na prestação de contas do exercício de 2022; Sítio do Mato: Designado processo de reparação de danos pela não prestação de contas dos recursos do PETE/BA relativos a 2021; Itaguaçu da Bahia: Comissão designada para Tomada de Contas Especial pela não prestação de contas dos recursos do PETE/BA referentes a 2023; Brejolândia: Designada Tomada de Contas Especial devido a não prestação de contas de recursos do PETE/BA relativos aos exercícios de 2007 e 2008, oriundos de convênios. As ações administrativas são fundamentadas em legislações estaduais, como a Lei Estadual nº 12.209/2011 e o Decreto Estadual nº 15.805/2014, além da Lei nº 2322/1966 para as Tomadas de Contas Especiais.

O PROGRAMA
Instituído em 2009, o Programa Estadual do Transporte Escolar na Bahia tem como objetivo transferir recursos financeiros diretamente aos municípios que realizem, nas suas respectivas áreas de circunscrição, o transporte escolar de alunos de ensino médio da rede pública estadual, residentes no meio rural.

Poderão ser transferidos recursos do PETE aos municípios que comprovarem a realização de transporte escolar de alunos matriculados no ensino médio em área rural, residentes em seu território, para escola da rede pública estadual localizada em outro município, desde que avaliada a real necessidade pela Secretaria da Educação.

O valor dos recursos a ser repassado a cada município terá como parâmetros: a área total do município, o número de alunos matriculados no ensino médio nas escolas estaduais em área rural que utilizem transporte escolar, constantes nos dados oficiais do Censo Escolar do INEP/MEC, relativo ao ano imediatamente anterior ao do atendimento.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Duplo homicídio é registrado em Feira de Santana; atiradores se passaram por policiais

Um homem, de 25 anos, e um adolescente, de 17, foram mortos a tiros em uma casa na madrugada desta segunda-feira (11) em Feira...

TJ-BA define horário de plantão judiciário durante feriado do Dia do Magistrado

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) informou que funcionará em regime de plantão extraordinário, em decorrência das comemorações pelo Dia do Magistrado, no...

Bahia participa de megaoperação com sete estados para combater crime nas divisas

Nesta quinta-feira (7), a Bahia se une em uma poderosa aliança para combater a criminalidade nas divisas, participando da Operação Nordeste Integrado. Com...