Na última quarta-feira (2), o Programa Mais Médicos 2025 deu um grande passo ao selecionar 3.173 médicos que iniciarão suas atividades em 1.618 municípios e 26 Distritos Sanitários Especiais Indígenas. Desses, 3.065 profissionais se juntarão às Equipes de Saúde da Família, enquanto 108 se dedicarão exclusivamente aos DSEIs. Essa seleção no último edital teve uma adesão recorde, com mais de 45 mil candidatos em busca dessas oportunidades.
A distribuição dos médicos foi baseada nos resultados da Demografia Médica 2025, um estudo do Ministério da Saúde, Universidade de São Paulo e Associação Médica Brasileira. O estudo revelou importantes desigualdades na oferta de médicos por habitante em diferentes regiões, enfatizando a necessidade urgente de fortalecer a atenção à saúde nessas áreas.
O cronograma é bastante definido. Entre os dias 2 e 7 de julho, os médicos formados no Brasil, com registro ativo no Conselho Regional de Medicina, já estão sendo alocados. Aqueles formados no exterior iniciarão suas atividades a partir de 4 de agosto, após um Módulo de Acolhimento e Avaliação que os capacitará para lidar com urgências e emergências nas localidades em que atuarão.
O programa tem como prioridade atender as áreas mais vulneráveis, com 75,1% das vagas destinadas a municípios de pequeno porte. Apenas 11,1% serão alocados em municípios de médio porte e 13,8% em grandes cidades, garantindo que as regiões que mais precisam de profissionais tenham acesso a um atendimento médico adequado.
O Mais Médicos é uma resposta direta ao desafio de melhorar o atendimento no Sistema Único de Saúde – SUS. Atualmente, o programa conta com aproximadamente 24,7 mil médicos atuando em 4,2 mil municípios, cobrindo impressionantes 94% do território nacional. A iniciativa é um passo crucial em direção à equidade na saúde e ao bem-estar de toda a população.
E você, o que pensa sobre essa expansão do Mais Médicos? Deixe seu comentário e compartilhe suas expectativas sobre a melhoria do atendimento em sua região!
Comentários Facebook