O Ministério da Saúde acaba de anunciar o credenciamento de hospitais privados e filantrópicos que almejam receber repasses financeiros por serviços prestados ao Sistema Único de Saúde (SUS). Essa oportunidade está disponível durante todo o mês de julho e integra o programa “Agora Tem Especialistas”, concebido para agilizar o acesso a atendimentos médicos. A iniciativa visa aprimorar a estrutura de saúde no Brasil, combinando esforços do setor privado e público.
Destinada a instituições com ou sem fins lucrativos, essa nova política permitirá que os hospitais utilizem créditos que podem chegar a R$ 2 bilhões por ano, possibilitando a quitação de dívidas com a União ou o abate de débitos futuros. Para se inscrever, os interessados devem manifestar seu interesse por meio do sistema InvestSUS, vinculado ao Fundo Nacional de Saúde (FNS).
Após essa etapa, os hospitais deverão negociar suas pendências tributárias com a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional ou a Receita Federal. Aqueles que não possuem dívidas também têm a possibilidade de se cadastrar para receber créditos em troca dos serviços prestados, visando a compensação de futuros débitos.
Os gestores estaduais e municipais do Ministério da Saúde avaliarão se os serviços, que incluem cirurgias, consultas e exames, atendem às demandas específicas do SUS em cada região. Hospitais e entidades filantrópicas estão aptos a iniciar os atendimentos ainda este ano, enquanto a utilização dos créditos financeiros para a liquidação de dívidas começará apenas em 1º de janeiro de 2026. Especialidades como oncologia, ginecologia, cardiologia, ortopedia, oftalmologia e otorrinolaringologia serão priorizadas nesta nova fase.
Essa é uma chance importante para melhorar o acesso à saúde no Brasil e garantir que mais pessoas tenham acesso a serviços especializados. Você está acompanhando essas mudanças? Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião sobre essa nova iniciativa!
Comentários Facebook