Em um movimento estratégico e decisivo, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), deu início a uma semana de esforço concentrado que promete acelerar a votação de uma extensa pauta com 42 itens programados. Com a chegada do recesso parlamentar na sexta-feira (18), Motta está determinado a maximizar o tempo e garantir que as prioridades do país avancem.
Na noite de segunda-feira (14), a Câmara tomou as rédeas e votou 12 dos itens agendados, demonstrando um ritmo eficiente e colaborativo. A primeira parte da sessão foi marcada pela aprovação de sete requerimentos de urgência para projetos que devem ser deliberados ainda neste mês ou em agosto, fruto de um acordo entre todas as partes envolvidas.
Entre os projetos com urgência aprovada, destaca-se a proposta PL 9348/17, que cria um alerta imediato via SMS e redes sociais em casos de desaparecimento de crianças e adolescentes. Outro projeto relevante é o PL 1282/24, que modifica as regras do Benefício Garantia-Safra, reduzindo de 50% para 40% a perda de produção necessária para a concessão do benefício de apoio aos agricultores familiares.
Durante a mesma sessão, a bancada de oposição tentou dificultar a aprovação de algumas propostas, mas Motta e os deputados conseguiram avançar com cinco projetos importantes, incluindo um que torna permanente a Lei de Incentivo ao Esporte. Essa legislação possibilita que empresas e pessoas físicas deduzam do Imposto de Renda doações para projetos esportivos. A nova aprovação que segue para o Senado promete melhorar as condições de apoio ao esporte no Brasil, especialmente em comunidades vulneráveis.
Motta, em meio à celebração com colegas deputados, ressaltou que a unanimidade na aprovação do projeto demonstra como o esporte pode servir como uma plataforma para unir o Brasil. Ele vislumbra o esporte como uma oportunidade de assistência a famílias que mais necessitam, afirmando: “Que o Brasil possa cada vez mais avançar em uma agenda onde o esporte possa tirar nossos filhos de caminhos ligados às drogas.”
Conforme as votações prosseguiram, o PL 2694/25 foi aprovado, ampliando as atividades que podem ser terceirizadas nos presídios, abrindo espaço para serviços de assistência à saúde e apoio jurídico, entre outros. Também foram aprovados os projetos PL 847/25, que aumenta temporariamente os recursos para projetos de financiamento científico, e o PL 1933/21, que cria um cadastro nacional para pessoas com Alzheimer, auxiliando na localização de pessoas desaparecidas. Adicionalmente, o PL 351/19 institucionaliza a Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS), fortalecendo este já existente programa.
Com tantas iniciativas em pauta, o que você acha das decisões tomadas nesta semana? Deixe seu comentário e participe dessa conversa importante para o futuro do Brasil!
Comentários Facebook