A economia dos Estados Unidos mostrou um desempenho surpreendente no segundo trimestre de 2025, com um crescimento de 3% no Produto Interno Bruto (PIB). Este resultado positivo destaca uma recuperação significativa em comparação à contração de 0,5% registrada anteriormente. Grande parte desse crescimento foi impulsionado pelas importações, levantando debates sobre a verdadeira saúde econômica do país. Especialistas sugerem que as vendas finais destinadas aos consumidores locais sejam o foco, visto que elas refletem de forma mais precisa o crescimento econômico.
Uma boa notícia no mercado de trabalho também surgia em julho, com a criação de 104 mil novas vagas no setor privado, superando expectativas. Essa recuperação se dá após a revisão que apontou uma perda de 23 mil empregos em junho. Entretanto, a taxa de desemprego deve aumentar, passando de 4,1% para 4,2%.
Em meio a esse cenário, o Federal Reserve deve manter a taxa de juros de referência entre 4,25% e 4,5%. Essa decisão é tomada mesmo com a pressão do presidente Donald Trump, que defende a redução das taxas para promover ainda mais o crescimento econômico.
O que você acha das recentes movimentações na economia dos EUA? Compartilhe sua opinião nos comentários abaixo!
Comentários Facebook