Portos brasileiros batem recorde histórico com 532 milhões de toneladas movimentadas em 2025

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Os portos brasileiros alcançaram um novo marco histórico nos primeiros cinco meses de 2025, movimentando impressionantes 532 milhões de toneladas de carga. De acordo com o Estatístico Aquaviário da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), esse número representa um crescimento de 0,8% em comparação ao mesmo período do ano anterior, que já detinha o recorde.

Emocionado, o ministro dos Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, atribuiu o sucesso a políticas públicas eficazes e ao robusto crescimento econômico do país. “A expansão na movimentação portuária é uma consequência direta das reivindicações que visam aumentar nossa capacidade e descentralizar operações, promovendo o desenvolvimento socioeconômico em todas as regiões”, afirmou.

O secretário Nacional de Portos, Alex Ávila, ressaltou que o crescimento está intimamente ligado ao aumento da produção agropecuária no Brasil. “A cada ano, nossas safras têm sido recordes e, neste semestre, esperamos um aumento ainda maior, especialmente nas movimentações de produtos agrícolas”, reforçou Ávila.

Conforme os dados, a movimentação de carga pelos portos brasileiros atingiu um recorde pelo terceiro mês consecutivo. Em maio, foram 118,4 milhões de toneladas, um aumento de 7% em relação ao mesmo mês de 2024, o que destaca a força do setor.

Entre os portos públicos, o Porto de Rio Grande (RS) se destacou com um crescimento notável de 47% na movimentação, em parte devido à recuperação após as fortes chuvas que afetaram a região no ano anterior. Além disso, o transporte de contêineres também cresceu, evidenciando uma recuperação robusta no setor, com um aumento de 7% na movimentação em comparação ao ano anterior.

As inovações não param por aí. O Ministério de Portos e Aeroportos indicou que, em 2025, um leilão para o terminal de contêineres do Porto de Santos está previsto, aumentando a capacidade do maior porto do país em 50%. Além disso, em setembro, ocorrerá um leilão inédito para a concessão do canal de acesso ao Porto de Paranaguá, com planos semelhantes para outros quatro portos, incluindo Itajaí e Bahia. Essas iniciativas visam trazer mais eficiência e capacidade à movimentação portuária, permitindo até a entrada de embarcações de grande porte.

Agora que você conhece as incríveis marcas que os portos brasileiros estão alcançando, que tal compartilhar sua opinião sobre essas conquistas? Comente abaixo e participe dessa discussão sobre o futuro do setor portuário no Brasil!

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