A cidade de Salvador se prepara para receber, a partir desta quinta-feira (17), a primeira edição do Circuito Mulheres Negras em Movimento. Este evento cultural celebra a força, a criatividade e o empoderamento feminino, com uma programação que se estende até o dia 27, repleta de apresentações artísticas, gastronomia, rodas de conversa e diversas atividades culturais.
O evento será inaugurado na elegante Praça Maria Felipa, no Comércio, às 17h, com a presença da vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo, Ana Paula Matos, e da secretária de Reparação, Isaura Genoveva, entre outros gestores. A celebração contará com performances do grupo Filhas do Som, em colaboração com o projeto Periferia do Futuro, além de um pocket show das Ganhadeiras de Itapuã.
O Circuito Mulheres Negras em Movimento é parte do programa Salvador Capital Afro e reunirá mais de 100 artistas, promovendo uma agenda descentralizada em diversos bairros. Ele também comemora o 25 de julho, Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, além do Dia Municipal da Mulher Negra em Salvador e do Dia Nacional de Tereza de Benguela.
Ana Paula Matos enfatizou a importância dessa iniciativa: “É uma forma de dar voz e visibilidade àquelas histórias que muitas vezes são silenciadas. Nossas atividades irão inspirar reflexões sobre os desafios que enfrentam e celebrar suas conquistas. Seguimos firmes na promoção da equidade, reconhecendo a contribuição inestimável das mulheres negras para nossa cultura e história.”
Além do Centro de Salvador, o evento também levará apresentações, exibições de filmes, e ações envolvendo mulheres negras artísticas e empreendedoras a bairros como Cajazeiras, Bonfim, Ribeira e Novo Horizonte.
O encerramento, programado para o dia 27, será uma grande ocupação cultural na Praça Maria Felipa. O local se tornará um ponto de encontro vibrante com uma Feira de Empreendedoras Negras, o Encontro de Tambores Negros, atividades infantis, aulas de dança e um show de Larissa Luz e convidadas.
Outros espaços como a Casa das Histórias de Salvador, o Terminal Náutico, o Mercado Modelo, a Cidade da Música da Bahia e o Arquivo Público Municipal também participarão, oferecendo uma programação diversificada.
Para uma experiência completa, confira a programação do Circuito Mulheres Negras em Movimento no site oficial. Não perca a chance de celebrar essa rica cultura e compartilhar suas impressões conosco! Comente como você pretende participar deste evento extraordinário.
Comentários Facebook