Projeto propõe que ônibus façam paradas fora dos pontos para idosos e pessoas com deficiência na Bahia

Publicado:

A deputada estadual Ludmilla Fiscina (PV) apresentou um projeto de lei que obriga empresas de transporte urbano a realizarem paradas fora dos pontos tradicionais – como terminais, rodoviárias e pontos fixos – para embarque e desembarque de passageiros com deficiência física, mobilidade reduzida ou idosos. A proposta foi apresentada nesta quinta-feira (17) e engloba todas as empresas de transporte metropolitano e intermunicipal da Bahia.

A proposta assegura que essas pessoas possam solicitar paradas em locais fora dos pontos convencionais, desde que haja segurança e que o local esteja dentro do trajeto regular da linha. O texto também determina que os motoristas priorizem as condições de acessibilidade e segurança nos locais indicados.

Além disso, as empresas de transporte deverão afixar informações sobre esse direito dentro dos veículos, de forma clara e visível. O projeto também obriga que os passageiros sejam informados sobre seus direitos, responsabilidades e canais de reclamação em linguagem acessível.

Na justificativa da proposta, Ludmilla Fiscina argumenta que o Código de Trânsito Brasileiro, o Estatuto da Pessoa com Deficiência já prevê a garantia da acessibilidade, o que permite a flexibilização dos locais de parada desde que com segurança.

A deputada afirma que a medida busca garantir mais dignidade e autonomia para passageiros que enfrentam limitações de mobilidade, e que muitas vezes têm dificuldade para acessar os pontos de ônibus tradicionais.

“Apresentamos o presente projeto a esta Colenda Casa Legislativa, com o objetivo de proporcionar aos passageiros com deficiência física, mobilidade reduzida ou idosa, mais mobilidade e segurança, quando na oportunidade solicitamos aos nobres Pares que apoiem a aprovação desta proposição legislativa, por considerá-la de suma importância para essas categorias pessoas”, disse a deputada.

Em Salvador já vigora uma ação parecida, mas que trata apenas de embarque e desembarque de mulher em horários específicos. Desde 2021, após o Ofício 0255/2021, as mulheres possuem o solicitar o embarque ou desembarque fora dos pontos de paradas previamente cadastrado nos itinerários, no período entre 21h e 5h da manhã do dia seguinte.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Veja Brusque x Santa Catarina pela Copa Santa Catarina

O Grupo Metrópoles acaba de assegurar mais uma novidade: a transmissão da Copa Santa Catarina 2025. Essa conquista vem após a aquisição dos...

Novo detector de partículas vai investigar “cinzas” do Big Bang

Um artigo publicado recentemente no periódico científico Journal of High Energy Physics relata que um novo detector de partículas passou por um teste...

Especialista aponta como médicos podem discernir dados confiáveis de IAs e “wearables” nos consultórios

Ferramentas cada vez mais comuns no dia a dia dos pacientes, os chamados "Wearables" - dispositivos como relógios inteligentes, óculos de realidade virtual e...