Ranking do Saneamento 2025: veja os 20 melhores municípios em tratamento de água e esgoto

Publicado:

Imagine um Brasil onde todos têm acesso a água potável e esgoto devidamente tratado. Esse sonho já é uma realidade em alguns municípios, conforme revela a 17ª edição do Ranking do Saneamento, desenvolvido pelo Instituto Trata Brasil (ITB) em parceria com a GO Associados. O estudo analisa os 100 maiores municípios do país e destaca aqueles que se destacam em tratamento de água e esgoto.

Neste ano, Campinas (SP) conquistou o primeiro lugar, seguida de perto por Limeira (SP) e Niterói (RJ). Em um total de 20 cidades premiadas, São Paulo lidera com nove representantes, enquanto o Paraná contribui com cinco, Minas Gerais com três, Goiás com duas e o Rio de Janeiro com uma.

Os 20 melhores municípios são:

Ranking 2025 Cidade UF
1 Campinas SP
2 Limeira SP
3 Niterói RJ
4 São José do Rio Preto SP
5 Franca SP
6 Aparecida de Goiânia GO
7 Goiânia GO
8 Santos SP
9 Uberaba MG
10 Foz do Iguaçu PR
11 Uberlândia MG
12 Jundiaí SP
13 Ponta Grossa PR
14 Maringá PR
15 São Paulo SP
16 Montes Claros MG
17 Taubaté SP
18 Curitiba PR
19 Londrina PR
20 Praia Grande SP

A análise é baseada em três dimensões cruciais: o nível de atendimento à população, a melhoria no saneamento e a eficiência dos serviços. Indicadores como o abastecimento de água, o esgotamento sanitário e o tratamento de esgoto são fundamentais para essa avaliação, que representa mais de 80% da nota total.

Um destaque especial vai para Campinas, que subiu da 24ª para a primeira posição em apenas dois anos. Esse avanço notável deve-se ao Plano Campinas 2030, um investimento audacioso de mais de R$ 1,1 bilhão. O plano foca em quatro eixos: ampliação da capacidade de reservação, redução de perdas na distribuição, produção de água de reúso e novas fontes de captação.

Os frutos desse planejamento refletem-se em indicadores superiores, com a cidade alcançando a nota máxima em quase todos os quesitos:

  • Abastecimento de água para 99,69% da população;
  • Coleta de esgoto para 95,89%;
  • Tratamento de esgoto em 83,94%;
  • Índice de perdas na distribuição de 19,67%;
  • Investimento médio per capita de R$ 166,70.

Com esses resultados, Campinas antecipou em uma década as metas de universalização do saneamento previstas pelo Marco Legal do Saneamento, que estabelece 99% de cobertura de água e 90% de coleta e tratamento de esgoto até 2033.

O que você acha do avanço das cidades em saneamento no Brasil? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Boletim da Fiocruz revela que número de casos de SRAG continua elevado em vários estados, apesar da tendência de queda

Apenas o estado do Amazonas apresenta incidência da Síndrome Respiratória com sinal de crescimento na tendência de longo prazo

Hospitais privados poderão trocar dívidas por atendimentos no SUS com nova regulamentação

Decreto oficializa a Rede Nacional de Dados em Saúde como base de controle e viabiliza aumento da oferta de especialistas à população

Suspeitas de sarampo no Tocantins acedem alerta

Casos elevam alerta nacional; Acre decreta emergência e Brasil intensifica campanhas de vacinação.