Em um esforço significativo para combater o comércio ilegal de celulares, a Polícia Civil do Rio de Janeiro lançou uma nova fase da Operação Rastreio. Nos últimos meses, a polícia conseguiu recuperar mais de 4,7 mil aparelhos celulares, e nesta última terça-feira, 22 de julho, iniciou a devolução de 1,4 mil celulares aos seus legítimos proprietários.
As ações da operação não se limitam à recuperação de celulares. Desde seu início em maio, já resultaram na prisão de aproximadamente 270 pessoas envolvidas no tráfico desses dispositivos. E a determinação da polícia vai além: novas devoluções estão no horizonte, à medida que mais aparelhos forem periciados e seus donos identificados.
Um aspecto importante da operação é a conscientização da população. A Polícia Civil desenvolveu o aplicativo Meu Celular Seguro RJ, que permite aos usuários cadastrar e verificar o número de identificação do aparelho, o IMEI, antes da compra. O objetivo é evitar a aquisição de produtos de origem duvidosa, que podem estar ligados a crimes.
A operação também visa desmantelar a cadeia criminosa por trás deste comércio. A PCERJ orienta os consumidores a sempre optarem por lojas confiáveis, se desconfiar de preços muito baixos e a exigirem a nota fiscal. Afinal, o celular em suas mãos pode ter um passado sombrio, envolvendo a perda de vidas.
Como você se sente em relação a iniciativas como a Operação Rastreio? Já teve alguma experiência que gostaria de compartilhar? Conte-nos nos comentários!
Comentários Facebook