“Razões geopolíticas”: representante dos EUA defende tarifaço de Trump

Publicado:

Em um período tenso no cenário internacional, o representante comercial dos Estados Unidos, Jamieson Greer, se manifestou enfaticamente sobre as tarifas impostas por Donald Trump ao Brasil. Durante uma entrevista à CBS, Greer afirmou que essas tarifas são “praticamente definitivas”, sinalizando a improbabilidade de quaisquer renegociações em um futuro próximo.

Trump oficializou sua decisão na quinta-feira passada, estabelecendo tarifas que variam de 10% a 41% para dezenas de países, a serem implementadas em 7 de agosto. Produtores da União Europeia, Japão e Coreia do Sul enfrentarão taxas de 15%, enquanto produtos britânicos terão 10%. O Brasil, visto por Trump como responsável por processar seu aliado Jair Bolsonaro, sofrerá um impacto significativo, com taxas que chegam a 50%.

Em resposta a questionamentos sobre as bases políticas por trás das tarifas, Greer justificou que Trump observa um “abuso da democracia” em várias nações, incluindo o Brasil. Para ele, o uso de tarifas por razões geopolíticas é uma prática comum e necessária no contexto atual. “Este é o trabalho dele como presidente”, afirmou Greer, defendendo as ações do governo americano.

Além dessas medidas, o juiz do Supremo Tribunal Federal (STF) brasileiro, Alexandre de Moraes, também se tornou alvo de sanções econômicas dos EUA. A Casa Branca o acusou de realizar uma “caça às bruxas ilegal” e de abusar de sua autoridade judicial para intimidar opositores políticos. Em contrapartida, Moraes ressaltou que o STF não se renderá às ameaças da administração Trump.

Qual é a sua opinião sobre essas ações dos EUA e o impacto delas nas relações entre os países? Deixe seu comentário e compartilhe seus pensamentos!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Após silêncio de presidente de sindicato na CPMI do INSS, Viana diz que vai votar convocação de irmão do Lula

No intervalo do depoimento de Milton Baptista de Souza Filho, presidente do Sindnapi (Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos), o senador Carlos...

Barroso anuncia saída do STF e abre espaço para indicação de Lula

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), comunicou sua saída da Corte nesta quinta-feira, 9 de outubro. A decisão vem...

Washington Pimentel Advocacia lança Programa de Trainee 2026 na Faculdade Baiana de Direito

O Washington Pimentel Advocacia anunciou, durante a Feira de Carreiras da Faculdade Baiana de Direito, o lançamento...