CBPM se reúne com Embaixada da Itália para fortalecer setor de rochas ornamentais na Bahia

Publicado:

O presidente da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), Henrique Carballal, se encontrou recentemente com o embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese. O encontro teve como objetivo preparar a missão da CBPM para a Marmomac, a maior feira de rochas ornamentais do mundo, que ocorrerá de 23 a 26 de setembro em Verona, na Itália. A presença da Companhia nesse evento é um passo significativo para impulsionar a indústria de rochas ornamentais na Bahia.

A Marmomac reúne anualmente especialistas e principais produtores do setor, além de compradores atentos às novidades e tendências do mercado. O evento é uma vitrine para o intercâmbio de ideias, networking e a apresentação de inovações que incluem automação, digitalização e práticas sustentáveis, visando a redução do impacto ambiental.

Durante a reunião, Carballal sublinhou que a participação da CBPM busca apresentar o potencial mineral da Bahia a investidores e empresas italianas interessadas em desenvolver negócios no estado. “A Itália é referência global no beneficiamento de rochas ornamentais. Queremos estabelecer parcerias que construam uma cadeia vertical de produção em nosso estado”, afirmou Carballal.

Ele enfatizou que, com o apoio dos investidores italianos, a intenção é criar um polo de rochas ornamentais que traga maior valor agregado à produção baiana, promovendo desenvolvimento social, econômico e gerando empregos. A missão na Marmomac faz parte de uma estratégia mais ampla da CBPM para fomento de negócios sustentáveis e estruturantes, alinhados ao modelo de mineração inclusivo já adotado pela estatal.

Com uma base sólida na produção de rochas ornamentais, especialmente granitos e quartzitos, a Bahia está pronta para se conectar ainda mais ao mercado internacional. “Ao estreitar laços globais e atrair investimentos, buscamos transformar nosso potencial em uma indústria robusta e inovadora”, concluiu Carballal.

Qual o seu ponto de vista sobre a importância da colaboração internacional para o desenvolvimento de setores estratégicos? Deixe seu comentário abaixo!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

VÍDEO: Polícia intensifica ações para conter avanço do Comando Vermelho no Recôncavo Baiano

As forças de segurança da Bahia, incluindo as Polícias Civil e Militar, estão intensificando operações para conter a expansão do grupo criminoso Comando...

Bahia registra 616 obras enquadradas no Pacto de Retomada da Educação, mas apenas 413 aderiram ao plano

A Bahia conta com 616 obras dentro do Pacto Nacional pela Retomada de Obras da Educação, um programa gerido pelo Fundo...

Com verba do Fundo Nacional de Saúde, Bahia mantém mais de 4 mil obras em andamento e apenas uma paralisada

A Bahia está em pleno desenvolvimento, com mais de 4 mil projetos de obras em andamento, financiados pelo Fundo Nacional de Saúde (FNS)....