Uma nova era para as agroindústrias de pequeno porte começa a se desenhar no Brasil. O Sebrae e o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) uniram forças para criar uma parceria inovadora, anunciada em 5 de setembro. Este convênio tem como meta fomentar quase 2,5 mil pequenas agroindústrias, buscando um aumento de até 12% em seus faturamentos a médio prazo.
Entre os benefícios estão o apoio técnico, capacitação e acesso a novas tecnologias. A prioridade será para os produtores de alimentos de origem animal, focando em competitividade e conformidade com normas sanitárias. O objetivo é habilitar a comercialização desses produtos em todo o território nacional, promovendo também o fortalecimento do famoso Selo Arte, que certifica a qualidade dos alimentos.
Décio Lima, presidente do Sebrae, sublinha a importância da inclusão produtiva dos pequenos empreendedores como motor do desenvolvimento econômico, valorização cultural e segurança alimentar. “Estamos aqui para ressaltar que o pequeno produtor é vital para o nosso futuro”, afirma.
Para o ministro Carlos Fávaro, a democratização do acesso a produtos de qualidade no país é uma conquista significativa. “Este acordo permite que mais municípios se unam à causa, garantindo qualidade e uma melhor comercialização. O Selo Arte vai agregar ainda mais valor a esses produtos”, ressalta.
Se você é um pequeno produtor ou alguém que se interessa pelo desenvolvimento rural, compartilhe sua opinião nos comentários! Sua voz é importante nessa jornada rumo à valorização do agronegócio local.
Facebook Comments