Consulta pública é aberta para aprimorar o Edital Ouro Negro 2026, anuncia SecultBA

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Nos dias 11 a 20 de agosto de 2025, a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) abrirá uma consulta pública essencial para o aprimoramento do Edital Ouro Negro 2026. Este edital é uma ferramenta vital para fortalecer e valorizar as manifestações culturais de matrizes africanas no estado, um aspecto fundamental da identidade baiana.

A iniciativa permitirá que a sociedade civil, artistas, produtores culturais e todos os envolvidos compartilhem suas sugestões e críticas, contribuindo para a melhoria do edital antes de sua divulgação. A participação será realizada online, através de um formulário disponível no link: https://x.gd/JovOi.

Lançado em 2008, o Programa Ouro Negro destina apoio financeiro a diversas entidades culturais – como blocos afros, afoxés e grupos de samba – promovendo desfiles carnavalescos e outras festividades populares. Com o respaldo da Lei nº 13.182/2014, o programa é um bastião da igualdade racial e combate à intolerância religiosa, preservando tradições e estimulando a participação da juventude em atividades culturais, assegurando que essas heranças sejam transmitidas às próximas gerações.

Na edição de 2025, o edital beneficiou mais de 110 propostas, abrangendo atuações no Carnaval da Bahia e em festas tradicionais como a Micareta de Feira de Santana e as Lavagens do Bonfim, Itapuã e Santo Amaro. No Carnaval de Salvador, além dos circuitos icônicos Dodô, Osmar e Batatinha, foram abertos outros cinco circuitos oficiais, propiciando mais oportunidades para as entidades.

Lorena Teixeira, superintendente de Promoção Cultural da SecultBA, destaca: “A realização da consulta pública reafirma o compromisso da gestão cultural com a transparência e a participação social, fortalecendo políticas afirmativas e ampliando o diálogo com quem mantém viva a cultura afro-baiana.”

Participe desta construção colaborativa! Suas ideias são fundamentais para o futuro da cultura baiana. O que você espera do Edital Ouro Negro 2026? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Menos da metade das vias em favelas baianas têm capacidade para a circulação de ônibus e caminhões

A desigualdade social também se estende ao acesso ao sistema público de transporte. Além de conviver com precariedade, insegurança e dificuldade no acesso...

MP-BA emite recomendações a municípios por falhas na alfabetização e infrações ao Plano Nacional de Educação

O Ministério Público da Bahia (MP-BA), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Conceição do Coité, emitiu duas recomendações administrativas com caráter...

“Vamos encarar como final de Copa do Mundo”, diz Jair Ventura antes de clássico contra o Bahia

4 a 0 foi o saldo da vitória do Vitória sobre a Juazeirense nesta quarta-feira (21). O técnico Jair Ventura avaliou o desempenho...