Desembargador do TJ-BA é um dos vencedores do 2º Concurso Nacional de Decisões Judiciais do CNJ

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Desembargador Geder Luiz Rocha Gomes, do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), foi agraciado no 2º Concurso Nacional de Decisões Judiciais e Acórdãos em Direitos Humanos, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A cerimônia, realizada na última terça-feira (12), homenageou magistrados que proferiram decisões alinhadas aos tratados internacionais de direitos humanos ratificados pelo Brasil.

Geder se destacou na categoria de Direitos dos Grupos em Situação de Vulnerabilidade, recebendo a premiação das mãos do Conselheiro José Edivaldo Rocha Rotondano, também desembargador do TJ-BA. Como relator de um processo na 1ª Turma da 2ª Câmara Criminal, ele votou pela concessão de habeas corpus a um paciente com doença mental que estava preso sem a realização do exame de insanidade mental, ação que resultou na liberdade do individuo.

O Ministro Edson Fachin ressaltou a importância da premiação como um meio de fortalecer o Poder Judiciário na promoção dos direitos humanos. “Os direitos humanos contam histórias sobre vidas, sofrimentos e lutas que, hoje, recebem a atenção de quem atua no sistema de justiça”, afirmou o Vice-Presidente do STF, destacando o papel relevante dos atores que protegiam esses direitos.

Rodrigo Mudrovitsch, Vice-Presidente da Corte IDH, enfatizou que o concurso é vital na construção de uma cultura jurídica que priorize a dignidade humana e o fortalecimento do Estado de Direito. A cerimônia, que ocorreu no Plenário do CNJ em Brasília, teve a presença de importantes figuras do cenário jurídico, incluindo a Secretária-Geral do CNJ, Juíza Adriana Cruz, e a renomada jurista em direitos humanos, professora Flávia Piovesan.

O que você achou dessa conquista? Deixe seu comentário e compartilhe suas opiniões sobre a importância das decisões judiciais no fortalecimento dos direitos humanos!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dívida de Edilson Capetinha chega a R$ 13,2 milhões na Justiça do Trabalho e equivale ao triplo do prêmio do BBB 26

O ex-jogador Edilson Capetinha enfrenta uma dívida trabalhista de R$ 13,2 milhões, valor que supera mais de três vezes a premiação máxima do...

Tudo que auditores encontraram nos endereços da Fictor

TJSP determina auditoria prévia de informações da Fictor na recuperação judicial; visitas revelam endereços inconsistentes O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) decretou...

Homem é preso com faca no circuito da Barra durante festa do Habeas Copos

Um homem foi preso em flagrante na noite de quarta-feira (11), em Salvador, após ser flagrado portando uma faca no circuito da Barra...