Brasil registra avanço de 731% na digitalização de retransmissoras de TV

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Brasil dá um passo significativo rumo à modernização de sua comunicação. A Secretaria de Radiodifusão (Serad), vinculada ao Ministério das Comunicações, revelou que a digitalização de retransmissoras de canais analógicos de TV registrou um impressionante aumento de 731% na atual gestão. Esse crescimento é comparado ao período anterior, demonstrando um compromisso renovado com o acesso à TV digital para todos os brasileiros.

Durante o intervalo de janeiro de 2019 até junho de 2021, apenas 122 consignações foram emitidas. No entanto, entre janeiro de 2023 e junho de 2025, esse número saltou para 1.014. Frederico de Siqueira Filho, ministro das Comunicações, enfatiza que essa trajetória é uma parte vital da estratégia do governo, sob a orientação do presidente Lula, para que todos os cidadãos tenham acesso a uma programação de qualidade.

O desligamento do sinal analógico de TV aberta, ocorrido em 30 de junho deste ano, marca um novo capítulo na radiodifusão brasileira. Uma exceção foi feita para o Rio Grande do Sul, onde o prazo foi prorrogado em 74 municípios devido a desafios climáticos enfrentados no período anterior.

Os números são reveladores: as autorizações para retransmissores digitais de TV cresceram em 626% – de 155 no governo anterior para 1.126 no atual. Além disso, as autorizações para retransmissores de rádio na Amazônia Legal dispararam 1.860%, passando de 25 para 490. As outorgas para rádios comunitárias também apresentaram um expressivo aumento de 222%, subindo de 85 para 274.

Esses dados não apenas refletem um avanço técnico, mas também uma mudança na forma como as informações chegam à população. É um convite à reflexão sobre o futuro da comunicação no país. O que você acha dessas mudanças? Compartilhe suas opiniões nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Polícia indicia sócios da academia onde professora passou mal e morreu

Meta description: Polícia Civil indiciou por homicídio três sócios da rede C4 Gym, em São Paulo, após morte de professora e intoxicação de...

Secretário de Itumbiara deixou carta antes da matar filhos: ‘Limite improvável’

O secretário de Itumbiara, Thales Machado, matou seus dois filhos, de 12 e 8 anos, na madrugada desta quinta-feira (12) e, em seguida,...

Genro de prefeito, salário de R$ 19 mil: quem foi o secretário que matou os filhos em Itumbiara

Secretário de Governo de Itumbiara mata os dois filhos e comete suicídio; caso é investigado pela Polícia Civil de Goiás Em Itumbiara, Goiás, o...