STF marca para 2 de setembro início do julgamento de Bolsonaro e aliados por trama golpista

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Supremo Tribunal Federal (STF) está prestes a dar início a um dos julgamentos mais esperados do país. O presidente da Primeira Turma, ministro Cristiano Zanin, agendou para 2 de setembro a análise da trama golpista que envolve o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete envolvidos, todos acusados de crimes contra a democracia.

Serão cinco sessões de julgamento, programadas para os dias 2, 3, 9, 10 e 12 de setembro. A decisão foi comunicada após o relator, ministro Alexandre de Moraes, confirmar que o processo está pronto para ser apreciado. As sessões, que abarcam tanto deliberações extraordinárias quanto ordinárias, foram convocadas pela secretaria da Primeira Turma.

A lista de réus inclui figuras proeminentes como o ex-comandante da Marinha, Almir Garnier, e o ex-ministro da Justiça, Anderson Torres, assim como outros nomes importantes, como Augusto Heleno, Mauro Cid, Paulo Sérgio Nogueira, Walter Braga Netto e o deputado Alexandre Ramagem. Vale lembrar que, no caso de Ramagem, o processo está parcialmente suspenso por decisão da Câmara dos Deputados.

Os envolvidos enfrentam acusações graves, que vão desde golpe de Estado e tentativa de desmantelar o Estado Democrático de Direito até associação criminosa armada e danos ao patrimônio público. As penas máximas podem ultrapassar 40 anos de prisão.

Esse julgamento acontece após o término do prazo para as defesas apresentarem suas alegações finais. A defesa de Bolsonaro já qualificou as acusações da Procuradoria-Geral da República (PGR) como “absurdas”, alegando a inexistência de provas concretas para sustentar uma condenação. Segundo os advogados, não foi encontrado qualquer documento que evidencie uma tentativa de golpe, e as alegações se baseiam apenas em depoimentos de delatores.

O que você pensa sobre esse julgamento e as implicações para a democracia no Brasil? Compartilhe suas opiniões nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Suspeito de matar estudante de psicologia é preso em Minas Gerais

A Polícia Militar prendeu Italo Jefferson da Silva, 43 anos, na tarde desta quinta-feira, em Carmo do Cajuru, Minas Gerais. O suspeito é...

Homem é baleado no Carnaval de Salvador após briga generalizada no circuito Osmar, no Campo Grande

Um homem foi baleado durante uma confusão em um bloco de Carnaval no circuito Osmar (Campo Grande), na noite da última quinta-feira (12). De...

Fórum será reaberto após reforma em prédio por falta de luz, diz TJSP

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) informou que o Fórum de Praia Grande, no litoral paulista, retoma o expediente...