MPF instaura inquérito civil para investigar irregularidades em empreendimento em Ilhéus

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Ministério Público Federal (MPF) decidiu dar um passo significativo ao transformar um procedimento preparatório em inquérito civil, com a intenção de investigar possíveis irregularidades na construção do Kahakai Beach House, situado na Estrada Una-Ilhéus (BA-001), em Águas de Olivença, Ilhéus, na Bahia. A decisão, formalizada em uma portaria, foi publicada nesta segunda-feira (18).

Assinada pelo procurador da República Bruno Olivo de Sales, a investigação se concentra na legalidade das autorizações ambientais e patrimoniais envolvendo o projeto, vinculado à VCA Construtora. O MPF levantou indícios de que a construção pode ter ocorrido em área da União sem a devida autorização da Secretaria do Patrimônio da União (SPU), além de questionar o licenciamento ambiental que foi concedido.

A situação chegou ao MPF após uma ampla divulgação e análises técnicas. Um laudo pericial revelou inconsistências nos estudos que sustentaram as análises do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (INEMA). Apesar de já ter feito uma recomendação cobrando esclarecimentos sobre o parecer do INEMA, o órgão não recebeu resposta satisfatória.

Agora, o MPF amplia suas investigações para formalizar a coleta de provas e estabelecer novas diligências. Entre as ações propostas estão a comunicação ao Conselho Municipal de Meio Ambiente (CONDEMA) sobre a diminuição da área de vegetação remanescente e a emissão de uma nova recomendação ao INEMA, incorporando os apontamentos do laudo pericial.

Este caso levanta questões importantes sobre a preservação ambiental e as responsabilidades das instituições. O que você pensa sobre essa situação? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Justiça autoriza liberdade provisória de Matheus Gonçalves, ex-Vitória, após 242 dias de prisão preventiva

A Justiça de Caarapó, no Mato Grosso do Sul, decidiu que o atacante Matheus Gonçalves, ex-Vitória, responderá em liberdade ao processo em que...

Ministros do STF desconfiam que Toffoli gravou sessão secreta

Ministros do Supremo Tribunal Federal desconfiam ter sido gravados pelo colega Dias Toffoli durante uma reunião secreta realizada na sede da Corte na...

Bruno Reis afirma que Comcar e blocos irão recorrer decisão da Justiça sobre prioridade de Daniela Mercury no Carnaval

O prefeito Bruno Reis (União) afirmou nesta sexta-feira (13), durante coletiva de imprensa, que o Conselho Municipal...