Obras do VLT de Salvador chegam a 29,86% e são atualizadas pela CTB

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A Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB) trouxe novidades sobre as obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Salvador. Com um investimento de R$ 5 bilhões, o projeto já alcançou 29,86% de progresso físico em apenas 14 meses. Essa evolução é um marco importante, com atividades nos trechos 1, 2 e 3 mostrando resultados tangíveis.

O tempo de entrega dos materiais é um fator crucial; os trilhos, por exemplo, demoram entre 12 a 18 meses para chegar, enquanto os equipamentos elétricos podem levar até 24 meses. A notícia empolgante é que, em breve, cinco quilômetros de via permanente estarão energizados.

Até agora, foram implantados 9.919 metros de via, bem como 22.917 metros de bancos de dutos e 14.706 m² de contenções. Destaca-se também a recuperação da Ponte São João e a instalação de 181 postes de rede aérea, com quatro subestações já concluídas e em fase de instalação.

Ao todo, 1.658 trabalhadores estão envolvidos no projeto, mantendo o ritmo acelerado das obras. O trecho 2, ligando Paripe a Águas Claras, apresenta um avanço físico de 16,92%, mesmo diante das adversidades climáticas que afetaram a terraplenagem.

No viaduto sobre a BR-324, 15 blocos de concreto e duas colunas já foram finalizados. No total, são 442 profissionais empenhados no Trecho 2, com intervenções e obras de drenagem avançando de forma coordenada.

O Trecho 3, que conecta Águas Claras a Piatã, está em fase inicial, com 2% de avanço físico. A previsão é que todas as obras sejam finalizadas até 2028. O avanço financeiro até junho de 2025 é de 2,02% do total contratado, correspondente a R$ 15.977.633,02, embora este número esteja abaixo da expectativa inicial.

Durante esse período, 18 projetos básicos e 45 executivos foram analisados e aprovados, resultando em 80,26% de avanço nos projetos básicos e 34,24% nos executivos. Os primeiros 15 meses do contrato são cruciais para elaboração de projetos, e a CTB afirma que o cronograma está sendo seguido.

Mudanças no escopo do projeto são comuns e não comprometem a entrega final. Por exemplo, a aquisição de material rodante do Estado do Mato Grosso exigiu um novo planejamento, resultando na ampliação dos pátios de manutenção do Trecho 1.

Além disso, a construção do acesso logístico ao Pátio de Manutenção em Pirajá foi reformulada, transferindo atividades para um novo espaço em Calçada, que agora será o lar dos trens do VLT. Essa decisão, tomada em outubro de 2024, é um reflexo do dinamismo do projeto.

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