Participar das atividades da igreja ajuda a reduzir estresse e solidão, mostra estudo

Publicado:

Participar das atividades da igreja vai além do espiritual; traz benefícios tangíveis para a saúde emocional e física. Um estudo recente, conduzido pela Sociedade Bíblica Americana, revelou que aqueles que se envolvem ativamente em suas comunidades religiosas enfrentam significativamente menos estresse e solidão.

Intitulado “Estado da Bíblia”, o estudo ouviu diversos americanos e os classificou em três níveis de engajamento com a igreja: alto, médio e baixo. A pesquisa definiu o engajamento como a participação na vida e na missão da igreja, o desenvolvimento de relacionamentos significativos e o uso de dons pessoais em prol da comunidade.

Os dados são impressionantes. Aqueles que frequentam a igreja regularmente reportaram um nível de estresse quase 40% menor do que os que têm pouca ou nenhuma participação. Além disso, a solidão diminuiu em cerca de 20% entre os mais engajados, enquanto a esperança para o futuro aumentou quase na mesma proporção.

John Farquhar Plake, diretor de inovação da Sociedade Bíblica Americana, comenta que, mesmo que alguns possam achar que liderar eventos pode gerar mais estresse, a pesquisa mostra que, em geral, o alto engajamento está associado a uma vida mais leve, com menos ansiedade e um elevado senso de esperança.

Por outro lado, o estudo também revela uma preocupação: muitos cristãos estão se distanciando das congregações. Embora 64% dos americanos se identifiquem como cristãos, apenas 55% frequenta a igreja regularmente, enquanto 45% raramente ou nunca comparecem.

Esses dados reforçam a importância de buscar um envolvimento ativo na igreja. Quando as pessoas se conectam, não apenas participando, mas também contribuindo com seus talentos e construindo relacionamentos, elas colhem os frutos de uma vida mais enriquecedora e significativa. E você, já parou para pensar em como esse engajamento poderia impactar sua vida? Compartilhe sua experiência nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cristão é expulso de casa pelos filhos e pede comida nas rua de Bangladesh

Em Bangladesh, os cristãos de origem muçulmana enfrentam uma dura realidade. Por serem membros de outra fé, muitos deles sofrem perseguições constantes. Aqueles...

Crianças cristãs enfrentam humilhação e isolamento

De acordo com uma nova pesquisa da Portas Abertas, 72% dos 50 países onde os cristãos são mais perseguidos relatam discriminação e exclusão...

Israel e Hamas assinam acordo de paz; presidente israelense cita profecia de Jeremias

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira que Israel e o Hamas assinaram a primeira fase de um acordo de...