“Brasil tem histórico de golpismo”, avalia Alexandre de Moraes

Publicado:


BRASIL

Relator da trama golpista fala sobre redemocratização desde 1988 para empresários

Por Agência Brasil

22/08/2025 – 19:35 h

Imagem ilustrativa da imagem

No dia 22 de agosto de 2025, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), abordou o tema do golpismo no Brasil durante um evento com empresários no Rio de Janeiro. Moraes, que é relator das ações penais relacionadas à trama golpista do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, destacou que o Brasil tem um “histórico de golpismo” e traçou um panorama da redemocratização desde a Constituição de 1988.

Ele enfatizou que, apesar dos repetidos golpes de Estado na história do país, o Poder Judiciário manteve sua independência. “Estabilidade democrática não é sinônimo de tranquilidade”, afirmou, ressaltando a importância de mecanismos constitucionais que garantem a normalidade democrática. Moraes sublinhou que o respeito ao Judiciário provém de sua independência e criticou a ideia de um Judiciário que se submete a pressões ou faz acordos para evitar conturbações no país.

“Impunidade, omissão e covardia nunca deram certo em nenhum lugar do mundo”, declarou Moraes, que também enfatizou a coragem do Judiciário diante de ataques, sejam internos ou externos. “Se um juiz não resiste à pressão, que mude de profissão”, ponderou.

Moraes está à frente de importantes investigações relacionadas ao ex-presidente Jair Bolsonaro, incluindo a ação penal do núcleo 1 da trama golpista, que será julgada pelo STF a partir de 2 de setembro. No entanto, ele é alvo de sanções pessoais por parte de aliados de Bolsonaro, incluindo o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que impôs restrições a ministros do STF e tarifas elevadas para produtos brasileiros no mercado americano.

Lei Magnitsky

No mês anterior, os Estados Unidos anunciaram sanções financeiras contra Moraes com base na Lei Magnitsky, que visa punir violadores de direitos humanos. Essas sanções incluem o bloqueio de contas e ativos financeiros nos EUA, proibições de transações com empresas americanas e restrições de entrada no país.

Apesar das sanções, o impacto foi limitado, uma vez que Moraes não possui bens ou contas em bancos dos Estados Unidos e não costuma viajar para lá.

O que você pensa sobre as declarações do ministro Moraes? Deixe suas opiniões nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Morre oitava vítima de intoxicação por metanol no estado de São Paulo

Rafael Anjos Martins, de 25 anos, faleceu nesta quinta-feira (23), após permanecer em coma desde o dia 1º de setembro. Ele foi uma...

Governo de SP anuncia plano de contingência para evitar nova crise hídrica

O governo de São Paulo apresentou, nesta sexta-feira (24), um plano de contingência para o abastecimento de água na Grande São Paulo, visando...

Justiça mantém prisão do youtuber Capital Hunter por exploração sexual infantil

A Justiça de São Paulo decidiu manter a prisão do influenciador digital João Paulo Manuel, conhecido como Capitão Hunter. Ele está sendo investigado...