Prefeitura inicia novo programa de arborização em Salvador com plantio de 115 árvores na Av. Manoel Dias

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Prefeitura de Salvador lançou na última sexta-feira (22) o programa Corredor Verde, promovendo um passo significativo em direção a uma cidade mais sustentável. O programa começou com o plantio de 115 árvores na Avenida Manoel Dias da Silva, que, até o final de setembro, contará com um total de 192 exemplares, já que atualmente possui 77.

A previsão é que, até 2028, o projeto se expanda para pelo menos outras seis vias movimentadas da cidade. As ruas contempladas são Silveira Martins, Dom João VI, Fernandes da Cunha, Jequitaia, Juracy Magalhães e Cônego Pereira, além do bairro Dois de Julho. O prefeito Bruno Reis comentou sobre o impacto positivo da ação na vida dos moradores.

“Estamos cientes do aquecimento global e suas consequências. Essa ação, que envolve um investimento de R$ 1,8 milhão, visa a melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida na cidade”, afirmou Bruno Reis.

Inspirada em iniciativas internacionais, como a de Medellín, na Colômbia, a ideia é que a arborização contribua para a redução da temperatura local. Essa mudança pode tornar a Avenida Manoel Dias um lugar mais acolhedor para pedestres e ciclistas.

Com a proximidade do mar, as espécies escolhidas foram adaptadas à salinidade, incluindo oiti de praia e abricó-de-praia. Areas mais centrais receberão ipês, jacarandás e pau-brasil, conforme explicou o secretário da Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal (Secis).

Ivan Euler, secretário da Secis, destacou que o aumento da arborização melhorará a qualidade do ar e ajudará a reduzir as ilhas de calor. “Esse é o maior programa de arborização que Salvador já teve, e ele prioriza a qualidade de vida dos cidadãos”, acrescentou.

A escolha das vias para o Corredor Verde é feita em colaboração com a Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), focando em melhorar o conforto ambiental e revitalizar áreas que perderam sua dinâmica econômica e social.

Nos últimos anos, Salvador vem ganhando destaque em sustentabilidade, atingindo 26,2% de área verde, tornando-se a segunda capital brasileira nesse aspecto, atrás apenas de Rio Branco. Ao longo da última década, mais de 130 mil árvores foram plantadas, preservando 26 mil km² de Mata Atlântica e reformando cerca de 600 praças.

Entre as iniciativas mais recentes estão o primeiro Jardim Etnobotânico e o Centro de Interpretação da Mata Atlântica (Cima), que enriquecem ainda mais o patrimônio verde da cidade. Salvador também se destaca na política climática, apresentando uma redução de 41% nas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) entre 2019 e 2022.

Com um compromisso firme com a sustentabilidade, a cidade se consolida como referência em arborização e políticas ambientais.

E você, o que acha dessas iniciativas de arborização em Salvador? Deixe sua opinião nos comentários! Estamos curiosos para saber o que você pensa sobre essa importante ação para a nossa cidade.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

VÍDEO: Edilson Capetinha pode ser expulso do BBB 26 após briga com Leandro na madrugada

Uma nova expulsão pode ocorrer no BBB 26, com Edilson Capetinha no centro de um atrito com Leandro “Boneco” na madrugada deste sábado...

O que vai mudar no carnaval de SP após tumultos com megabloco na Consolação

Depois dos tumultos com megablocos na Consolação, as mudanças para o Carnaval de São Paulo entram em vigor neste sábado, com o aumento...

Acusado pela morte de Marielle alega câncer e pede prisão domiciliar

Robson Calixto Fonseca, ex-policial militar conhecido como “Peixe”, permanece preso desde maio de 2024 por possível envolvimento no assassinato da vereadora Marielle Franco,...