Folha de SP processa dona do ChapGPT por “concorrência desleal”

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O jornal Folha de S.Paulo apresentou uma ação judicial contra a OpenAI, empresa responsável pela plataforma de inteligência artificial ChatGPT. O processo, protocolado na Justiça de São Paulo nesta quarta-feira (20), exige que a OpenAI cesse a coleta e o uso, sem autorização e pagamento, do conteúdo da Folha.

Na ação, o jornal também busca uma indenização pelo uso indevido de suas publicações no treinamento de modelos de IA e pela reprodução de reportagens, incluindo aquelas com acesso restrito a assinantes, sem qualquer autorização prévia.

A Folha acusa a OpenAI de concorrência desleal e violação de direitos autorais, afirmando que a empresa reproduz suas matérias na íntegra no mesmo dia em que são publicadas, desviando a audiência do veículo.

“Há uma nítida prática de concorrência desleal, já que a OpenAI acessa o site da Folha diariamente, contornando os mecanismos de proteção do jornal e distribuindo o conteúdo para os internautas, o que afeta diretamente nossa audiência”, explica a advogada da Folha, Taís Gasparian.

Esse caso é similar a um processo movido pelo The New York Times contra a OpenAI e a Microsoft em dezembro de 2023, também por uso não autorizado de conteúdo jornalístico. O jornal americano reivindica bilhões de dólares em indenização e chegou a pedir a destruição dos modelos de IA que foram treinados com seu material protegido.

O que você acha dessa disputa entre veículos de comunicação e plataformas de inteligência artificial? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Holandês foragido por tráfico é preso pela PF ao desembarcar no Rio

PF prende holandês de 53 anos, foragido por tráfico de drogas, no Galeão. Um homem holandês, de 53 anos, foi detido pela Polícia...

Vereador preso por suspeita de tráfico de drogas atuava na facção Bonde do Maluco desde 2020, afirma MP-BA

Vereador de Itabela é denunciado pelo MP-BA por tráfico de drogas e participação em facção criminosa O Ministério Público da Bahia (MP-BA) denunciou o...

TRE cassa mandatos de vereadores na Bahia por fraude à cota de gênero

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) cassou, na tarde desta quinta-feira (18), os mandatos de dois vereadores de Brejões, no Vale do...