TRE-BA se compromete a aprimorar Ouvidoria após XVII ECOJE

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) anunciou um plano de aprimoramento para sua Ouvidoria após participar do XVII Encontro Nacional do Colégio de Ouvidores da Justiça Eleitoral (ECOJE), realizado em Pirenópolis (GO), entre 13 e 15 de agosto. As medidas focam em tornar os fluxos de atendimento mais acessíveis e inclusivos, utilizando novas tecnologias.

Anna Carolina Alencar, chefe da Ouvidoria do TRE-BA, ressaltou a importância dos conhecimentos adquiridos durante o evento. Ela afirmou que a intenção é implementar práticas que melhorem o atendimento e o encaminhamento das manifestações recebidas, garantindo o acolhimento de mulheres vítimas de violência política e contribuindo para a integração ao novo sistema nacional das ouvidorias, que será criado pelo TSE com o apoio do CNJ nos próximos meses.

O evento contou com a participação do desembargador Pedro Rogério Godinho e da juíza Márcia Gottschald, que representaram o TRE-BA.

O ECOJE reuniu ouvidores de várias partes do país para promover a troca de experiências e discutir metodologias inovadoras. O encontro abordou a importância das Ouvidorias como um canal de comunicação entre a população e a Justiça Eleitoral.

Uma série de recomendações foi aprovada na Carta de Pirenópolis. Entre elas estão a criação de uma Comissão de Acompanhamento Legislativo, a capacitação de ouvidores e servidores no atendimento a comunidades tradicionais, além da implementação de protocolos para acolhimento de denúncias de assédio e discriminação. Também foi destacada a necessidade de promover ações permanentes de acessibilidade e a implementação de um fluxo padronizado para denunciar violência política de gênero.

A próxima edição do ECOJE está programada para 2026, na cidade de Mac.

E você, o que acha dessas iniciativas? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Policial preso por “traição à pátria” morre sob custódia da Venezuela

Um policial venezuelano, Edison José Torres Fernández, de 52 anos, morreu neste sábado (10/01) sob custódia do governo, após ter sido detido em...

Polícia recupera duas motocicletas furtadas em Mirantes de Periperi, em Salvador

Duas motocicletas furtadas foram recuperadas na tarde deste sábado (10) pelo Batalhão de Policiamento Tático (BPT) – BTS, no bairro Mirantes de Periperi,...

Eliza Samudio: homem explica por que não entregou passaporte à polícia

Passaporte de Eliza Samudio encontrado em Portugal: quem encontrou, por que procurou a imprensa e o contexto do caso Um homem que encontrou o...