O que parecia vantagem virou dívida: Nubank é acusado de abusos

Publicado:

Recentemente, o Ministério Público da Bahia (MP/BA) expôs práticas abusivas do Nubank, levando a fintech a enfrentar um processo civil. Entre as denúncias, destacam-se o superendividamento de clientes e a falta de informações claras sobre os riscos do crédito.

Andréa dos Santos, 44 anos e funcionária pública, é uma das afetadas por essas práticas. Ela transferia seu salário para o Nubank, inicialmente atraída pelas promessas de soluções mais vantajosas em relação ao seu banco tradicional. No entanto, após um ano, se viu endividada com quase R$ 2,5 mil em dívida devido às facilidades de empréstimos que não conseguia quitar.

A promotora de Justiça Joseane Suzart, responsável pela ação, afirma que muitos clientes enfrentam a cobrança de dívidas sem autorização ou mesmo conhecimento do crédito que receberam. Além disso, a fintech é acusada de aplicar taxas excessivas e dificuldades na negociação de débitos.

“Os clientes não têm acesso a ferramentas que facilitem a quitação de suas dívidas, algo que deveria ser assegurado por lei. O Nubank também se mostrou relutante em assinar um Termo de Ajustamento de Conduta para resolver a situação,” destaca Suzart.

Por meio de nota, o Nubank informou que atua em conformidade com a legislação brasileira, com o Código de Defesa do Consumidor, e age em absoluto acordo com as normas regulatórias, vez que contesta as afirmações feitas pelo Ministério Público da Bahia no referido processo, pontuando:

• Prezar pela transparência e utilizar linguagem simples e direta para informar aos consumidores sobre regras e taxas de juros de operações de crédito antes da contratação.
• Os valores são disponibilizados somente após a contratação, que só pode ser feita através do aplicativo do Nu.

• O Nubank possui taxas de juros competitivas em diversas linhas de crédito e uma política rigorosa de concessão. Com o NuScore, apresentamos a nota de crédito dos clientes e damos transparência sobre os fatores que influenciam na construção ou melhora do perfil de crédito junto à instituição.

• Disponibilizamos a todos os clientes a possibilidade de antecipar parcelas e quitar dívidas antecipadamente, pelo aplicativo.

• Fazemos ações frequentes de renegociação de dívida. A mais recente, e maior delas, ocorreu em abril e ofereceu descontos de até 99% a mais de 6 milhões de clientes.

• O Nubank ocupa a melhor posição no ranking de reclamações do Banco Central há quatro trimestres consecutivos, é campeão há oito anos consecutivos na categoria Bancos e Cartões Digitais – Megaoperações do Prêmio Reclame Aqui, principal plataforma de avaliação de serviço ao consumidor no Brasil e detém do selo RA 1000, conferido às empresas que se destacam pela qualidade excepcional no atendimento.

Medidas necessárias para a transparência

Diante das denúncias, o MP/BA solicitou à Justiça diversas medidas urgentes. As exigências incluem:

  • Melhor transparência na concessão de crédito e análise da capacidade de pagamento;
  • Proibição de assédio comercial;
  • Facilitação do cancelamento de cartões;
  • Opções para amortização e quitação de dívidas sem custos adicionais;
  • Condições justas para renegociação;
  • Aprimoramento do Serviço de Atendimento ao Consumidor.

Essas medidas visam proteger os clientes e garantir práticas mais justas na relação entre a fintech e seus usuários.

E você, já passou por uma situação semelhante? Conta pra gente a sua experiência nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Neymar expande fortuna com criação de ‘Caribe Brasileiro’ no Nordeste

ESPORTES Empreendimentos serão construídos ao longo de 100 km do litoral nordestino Atacante Neymar Jr atuando pela Seleção Brasileira - Foto: Lucas Figueiredo | CBF Neymar...

Polícia Civil prende homem suspeito de matar turista argentino no RJ

A Polícia Civil do Rio de Janeiro prendeu Vítor dos Santos Oliveira, suspeito de assassinar o turista argentino Alejandro Ainsworth. O crime ocorreu...

Enem 2025: confira os principais conteúdos de história para revisar antes da prova

Faltam menos de 50 dias para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. Para ajudar os candidatos na reta final...