Flica 2025: Nova edição de festa em Cachoeira terá Gregório Duvivier, Rita Batista e ex-ministro da Palestina

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica) foi oficialmente lançada nesta terça-feira (26) e promete ser uma das grandes celebrações literárias do norte e nordeste. A 13ª edição acontecerá entre os dias 23 e 26 de outubro, na cidade de Cachoeira, no recôncavo baiano, com o tema “Ler é Massa”. O evento foi apresentado em uma cerimônia na Biblioteca Central do Estado da Bahia e reuniu convidados especiais.

Este ano, a Flica contará com mais de 60 atrações. O lineup inclui artistas como o cantor Russo Passapusso, membro da Baianasystem, e a premiada autora Bárbara Carine. O ex-ministro da Cultura da Palestina, Atef Abu Saif, que também é escritor, é um dos destaques, trazendo sua perspectiva com obras como “Quero estar acordado quando morrer” e “Diários de Gaza”.

A programação é diversificada. O evento será distribuído em quatro espaços: o Palco dos Ritmos/PALCO Raízes, a Tenda Paraguaçu, a Geração Flica e a Fliquinha, cada um com curadorias específicas. O Palco dos Ritmos, sob a curadoria de Linnoy, destacará a música do recôncavo, incluindo reggae e samba de roda, além de novas tendências como o hip-hop.

A mesa de abertura na Tenda Paraguaçu, no dia 23 de outubro, contará com Rita Batista e Russo Passapusso. Além de música, o evento oferecerá teatro, contação de histórias e sarais de poesia, promovendo uma experiência rica e variada.

Wesley Correia, poeta e curador da Tenda Paraguaçu, expressou sua satisfação em participar. Nascido na região, ele vê a Flica como um meio de nutrir o amor pela leitura entre os jovens e a comunidade. “A cada evento, percebemos um público crescente e interessado, que busca conexão com a literatura”, comentou.

Este ano, a Flica terá embaixadores em cada espaço, que ajudarão a incentivar a leitura. Vanessa Dantas, secretária de Educação de São Francisco do Conde, será a embaixadora da festa. Na Fliquinha, o espaço infantil, os embaixadores serão o casal Lan Lahn e Nanda Costa, que participarão da mesa de abertura ao lado de jovens autores como Maurício Akin.

A autora Emília Nuñez, responsável pela curadoria da Fliquinha, enfatizou o carinho dedicado à programação. “Queremos que as crianças se sintam acolhidas e encantadas pela literatura em cada apresentação”, disse, citando eventos como a contação de histórias e o espetáculo de teatro “Saudade, João”.

Na Geração Flica, o humorista e influenciador Leozito será o embaixador. Ele se juntará à escritora Roberta Gurriti na mesa de abertura. Deco, curador deste e de outros espaços da festa, expressou sua empolgação. “Acredito que a Flica 2026 vai superar nossas expectativas e proporcionar um evento muito especial”, concluiu.

Não deixe de comentar sobre suas expectativas para a Flica 2026. Quais atrações você gostaria de ver? Sua opinião é importante!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Operação contra cartões digitais clonados recupera mais de R$ 100 mil em hotéis de Arraial d’Ajuda

Uma operação policial deflagrada na sexta-feira, 9, recuperou mais de R$ 100 mil em prejuízos causados por fraudes com cartões digitais clonados em...

Jovem é morto a tiros após discussão em festa de aniversário em Feira de Santana

Um jovem identificado como Rai Gabriel Araújo Soares, de 18 anos, morreu durante uma confusão ocorrida em uma festa realizada em uma chácara...

Polícia Militar apreende espingardas, munições e facas utilizadas em caça ilegal no sudoeste baiano

CIPPA/Lençóis apreendeu, no último sábado (10), cinco espingardas, cartuchos, carregadores e outros materiais usados em caça ilegal na cidade de Érico Cardoso. A...