De olho na reeleição, Lula cobra lealdade de ministros do Centrão

Publicado:


SOB PRESSÃO

Presidente projeta adversário em Tarcísio de Freitas

Por Redação

27/08/2025 – 7:13 h

Reunião ministerial foi realizada na terça-feira, 26

Reunião ministerial foi realizada na terça-feira, 26 –

Na última terça-feira (26), durante uma reunião ministerial no Palácio do Planalto, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez um apelo por lealdade aos ministros que representam partidos do “Centrão”.

O presidente enviou um recado direto aos representantes do União Brasil (Celso Sabino no Turismo, Waldez Góes na Integração Nacional e Frederico de Siqueira Filho nas Comunicações), do PP (André Fufuca no Esporte) e dos Republicanos (Silvio Costa Filho em Portos e Aeroportos).

Lula destacou a importância de que todos os ministros estejam informados sobre as obras e políticas públicas do governo como um todo, e não apenas em suas respectivas áreas. Ele expressou insatisfação com o fato de que os partidos frequentemente criticam sua gestão, sem que os ministros realizem um contraponto.

Tudo sobre Política em primeira mão!

Além disso, Lula identificou o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), como um de seus prováveis adversários nas próximas eleições. O presidente também manifestou descontentamento em relação ao senador Ciro Nogueira (PP) e suas movimentações para se candidatar a vice de Tarcísio, além de criticar a postura do presidente do União Brasil, Antonio Rueda.

Possíveis adversários

O presidente também mencionou outros governadores, como Romeu Zema (Novo) de Minas Gerais, Ratinho Junior (PSD) do Paraná e Ronaldo Caiado (União) de Goiás, como potenciais concorrentes para 2026. Esses pontos foram destacados pelo jornal O Globo.

Ministros alinhados ao Centrão reconhecem que a situação é delicada. Parte deles se comprometeu a evitar eventos que possam reforçar críticas ao governo. Porém, aqueles que ocupam cargos hoje descartam a ideia de desfiliação e afirmam que continuarão a apoiar Lula.

A estratégia na região é promover acordos com dirigentes estaduais, o que pode ser benéfico para a formação de palanques nas eleições futuras.

Novo slogan

Durante a reunião, Lula também revelou a mudança do slogan para os últimos dois anos de seu mandato. Após a fase do ‘União e Reconstrução’, a nova marca será ‘Governo do Brasil, do lado do povo brasileiro’, criada pelo Ministério da Secretaria de Comunicação Social (Secom).

O que você acha das movimentações políticas atuais? Deixe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Defesa Civil alerta para ventos moderados a fortes em São Paulo

A Defesa Civil de São Paulo divulgou, nesta quarta-feira (22), um alerta para a intensificação dos ventos em várias regiões do Estado. As...

Polícia Militar investiga denúncia de agressão a comerciantes por PMs no centro de São Paulo

A Polícia Militar de São Paulo está sob investigação após uma denúncia de agressão a comerciantes durante uma operação no Brás, um dos...

Projeto do governo federal contra o crime organizado endurece penas para mortes cometidas por ordem de facções

O Ministério da Justiça e Segurança Pública está prestes a enviar ao Palácio do Planalto, nesta quarta-feira, um projeto de lei chamado Antifacção....