De olho na reeleição, Lula cobra lealdade de ministros do Centrão

Publicado:


SOB PRESSÃO

Presidente projeta adversário em Tarcísio de Freitas

Por Redação

27/08/2025 – 7:13 h

Reunião ministerial foi realizada na terça-feira, 26

Reunião ministerial foi realizada na terça-feira, 26 –

Na última terça-feira (26), durante uma reunião ministerial no Palácio do Planalto, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez um apelo por lealdade aos ministros que representam partidos do “Centrão”.

O presidente enviou um recado direto aos representantes do União Brasil (Celso Sabino no Turismo, Waldez Góes na Integração Nacional e Frederico de Siqueira Filho nas Comunicações), do PP (André Fufuca no Esporte) e dos Republicanos (Silvio Costa Filho em Portos e Aeroportos).

Lula destacou a importância de que todos os ministros estejam informados sobre as obras e políticas públicas do governo como um todo, e não apenas em suas respectivas áreas. Ele expressou insatisfação com o fato de que os partidos frequentemente criticam sua gestão, sem que os ministros realizem um contraponto.

Tudo sobre Política em primeira mão!

Além disso, Lula identificou o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), como um de seus prováveis adversários nas próximas eleições. O presidente também manifestou descontentamento em relação ao senador Ciro Nogueira (PP) e suas movimentações para se candidatar a vice de Tarcísio, além de criticar a postura do presidente do União Brasil, Antonio Rueda.

Possíveis adversários

O presidente também mencionou outros governadores, como Romeu Zema (Novo) de Minas Gerais, Ratinho Junior (PSD) do Paraná e Ronaldo Caiado (União) de Goiás, como potenciais concorrentes para 2026. Esses pontos foram destacados pelo jornal O Globo.

Ministros alinhados ao Centrão reconhecem que a situação é delicada. Parte deles se comprometeu a evitar eventos que possam reforçar críticas ao governo. Porém, aqueles que ocupam cargos hoje descartam a ideia de desfiliação e afirmam que continuarão a apoiar Lula.

A estratégia na região é promover acordos com dirigentes estaduais, o que pode ser benéfico para a formação de palanques nas eleições futuras.

Novo slogan

Durante a reunião, Lula também revelou a mudança do slogan para os últimos dois anos de seu mandato. Após a fase do ‘União e Reconstrução’, a nova marca será ‘Governo do Brasil, do lado do povo brasileiro’, criada pelo Ministério da Secretaria de Comunicação Social (Secom).

O que você acha das movimentações políticas atuais? Deixe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Uber e 99 anunciam volta do serviço de mototáxi em São Paulo para 11 de dezembro

As empresas Uber e 99 confirmaram, nesta terça-feira (18), que vão retomar o serviço de mototáxi em São Paulo a partir de 11...

Escola de SP acusa PMs de coação após pai policial reclamar de lição sobre cultura africana

Um caso preocupante ocorreu na Zona Oeste de São Paulo, onde...

Governo de SP leva ‘aquário’ à avenida Paulista para mostrar o impacto do desperdício de água

O governo de São Paulo lançou, na terça-feira (18), uma nova fase da campanha “Gota por Gota. Todos por Todos” na Avenida Paulista....