Gilmar diz que CLT não é mais ‘vaca sagrada’ e critica Justiça do Trabalho

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, fez críticas contundentes às decisões do Tribunal Superior do Trabalho. Em um seminário do Lide, em Brasília, na última terça-feira, ele se referiu a um modelo de vinculação na Justiça do Trabalho como “ultrapassado” e afirmou que a reforma trabalhista do governo Michel Temer alterou a “vaca sagrada” da CLT.

Mendes argumentou que a flexibilização dos contratos de trabalho é parte de um processo histórico e não deve ser barrada pela Justiça. Segundo ele, manter os modelos tradicionais interfere negativamente nos avanços econômicos e prejudica a renda dos brasileiros. “A Justiça do Trabalho estava tentando, de maneira infrutífera, impedir o avanço promovido por novas legislações,” afirmou.

Para o ministro, a discussão principal não deve ser sobre a escolha entre trabalho formal e informal, mas sim sobre a possibilidade de ter um trabalho em si. “Não se trata de formatos, mas de trabalho ou ausência de trabalho,” destacou. Gilmar Mendes enfatizou que o Supremo deve adaptar a Constituição a um cenário em movimento após a reforma trabalhista de 2017, que, segundo ele, desafiou os paradigmas da CLT.

Ele lembrou que, enquanto a Petrobras foi autorizada a firmar contratos de risco, a CLT continuou sendo tratada como imutável. “A realidade exige discussões e adequações,” concluiu Mendes.

E você, o que pensa sobre a crítica do ministro Gilmar Mendes à CLT e à Justiça do Trabalho? Deixe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Delegado explica que não houve furto de madeira; empresa tinha aval da Justiça para transporte

Itamaraju: um caminhão carregado de madeira foi apreendido e o motorista, de 40 anos, levado à Delegacia de Polícia Civil na tarde desta...

Pedido de revisão de voto para promoção para desembargador gera debate na sessão do Pleno do TJ-BA

Um pedido de anulação de votos durante a sessão plenária do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) para promoção por merecimento de desembargador...

Funcionários de provedores de internet fazem protesto na Paralela por morte de três no Alto do Cabrito

Funcionários de provedores de internet estão protestando na Avenida Paralela, na manhã desta quarta-feira (17), pela morte de três trabalhadores da categoria no...