MPF convoca sociedade para debate sobre educação em Bom Jesus da Serra na Bahia

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Ministério Público Federal (MPF), através da Procuradoria da República na Bahia, anunciou na última quarta-feira, (27), um Edital de Chamamento para uma Escuta Pública. O objetivo é discutir a situação da educação básica em Bom Jesus da Serra, no sudoeste da Bahia.

O evento ocorrerá no dia 24 de setembro de 2025, das 13h às 18h, no Colégio Estadual de Tempo Integral de Bom Jesus da Serra, situado na Rua da Saudade, S/N, no Bairro São Jorge.

A proposta visa ampliar o debate sobre a educação nas escolas públicas da localidade, reunindo informações diretamente dos moradores para encontrar soluções para os desafios enfrentados. A escuta pública fará parte de um processo administrativo para acompanhar o projeto MPEduc na região.

O MPEduc é uma iniciativa que envolve o MPF e os Ministérios Públicos Estaduais, com o intuito de garantir o direito à educação básica de qualidade. O projeto busca identificar as causas dos baixos índices do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), acompanhar políticas públicas e garantir a correta aplicação de recursos. Bom Jesus da Serra foi um dos municípios selecionados para esta edição.

Segundo o edital, assinado pelo Procurador da República Roberto D. Oliveira Vieira, a escuta pública é aberta a todos os cidadãos. Os participantes podem se manifestar oralmente ou por escrito e devem se inscrever, preferencialmente antes do evento, embora a inscrição também possa ser feita durante a atividade.

As manifestações orais seguirão a ordem das inscrições e o tempo será limitado, conforme o número de participantes. Um formulário estará disponível no local para coleta de informações, como nome, documento de identidade e dados de contato. O evento será gravado para registro.

Além da participação dos moradores, o MPF enviou convites a diversas autoridades e instituições, incluindo o Ministério Público do Estado da Bahia, Justiça Federal, Justiça Estadual, Defensoria Pública da União, Defensoria Pública do Estado, OAB-BA, CGU, TCU, TCM-BA, Secretaria Estadual de Educação e o Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Bom Jesus da Serra.

Este é um momento importante para a educação na localidade, e sua participação pode fazer a diferença. O que você acha da iniciativa? Compartilhe suas opiniões nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Pela primeira vez no Carnaval de Salvador, influenciadora Mari Menezes aponta energia dos soteropolitanos como diferencial na folia

Estreando no Carnaval de Salvador, a influenciadora digital Mariana Menezes aponta a energia dos moradores da cidade como um dos principais motivos do...

Mocidade Unida da Mooca abre 1º dia de desfiles do Carnaval de SP

A primeira noite de desfiles do Grupo Especial do Carnaval de São Paulo, nesta edição, traz sete escolas para a avenida. Entre elas...

Anitta reclama de pedidos para subir em trio elétrico durante Carnaval de Salvador: “É um caminhão, não é uma casa”

A cantora Anitta usou as redes para responder ao volume de pedidos de fãs pedindo para subir no trio elétrico durante o Carnaval...