PGR arquiva pedido de investigação contra ministro Gilmar Mendes por caso CBF

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Procuradoria-Geral da República (PGR) decidiu arquivar o pedido de investigação contra o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A investigação visava apurar supostos crimes de prevaricação e advocacia administrativa relacionados à atuação de Mendes em uma ação sobre a liderança da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

A decisão foi assinada pelo vice-procurador-geral da República, Hindenburgo Chateaubriand, que é um dos principais assessores do procurador-geral, Paulo Gonet.

O pedido foi feito pelo vereador Guilherme Kilter (Novo-PR), que acusou o ministro de emitir decisões que beneficiavam a antiga diretoria da CBF, alegando conflito de interesse. A suspeita envolvia um contrato entre a CBF e o Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), instituição ligada a Gilmar Mendes.

Gonet e Gilmar fundaram o IDP em 1998. Em 2017, Gonet vendeu suas cotas para Francisco Mendes, filho de Gilmar, por R$ 12 milhões, segundo o BuzzFeed News Brasil.

Recentemente, CBF e IDP firmaram um acordo para oferecer cursos de pós-graduação em gestão e negócios do futebol, incluindo direito esportivo e empreendedorismo.

Em uma entrevista, Gilmar Mendes negou haver conflito de interesse, afirmando que o IDP é uma “instituição conceituada” e que estava “cedendo seu prestígio à CBF”.

Em janeiro de 2024, Mendes suspendeu uma decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) que determinava o afastamento de Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, e a nomeação de um interventor para a entidade.

Em maio, o ministro negou dois pedidos para afastar Ednaldo do cargo. Após novas reviravoltas, o TJ do Rio suspendeu Ednaldo novamente, que decidiu não reassumir a presidência, buscando “restaurar a paz no futebol brasileiro”.

De acordo com a Assessoria Jurídica Criminal da PGR, os elementos apresentados por Kilter não são suficientes para provar que Gilmar Mendes agiu para beneficiar Ednaldo Rodrigues e sua gestão na CBF.

As informações são do O Globo.

E você, o que pensa sobre essa decisão da PGR? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Polícia recupera duas motocicletas furtadas em Mirantes de Periperi, em Salvador

Duas motocicletas furtadas foram recuperadas na tarde deste sábado (10) pelo Batalhão de Policiamento Tático (BPT) – BTS, no bairro Mirantes de Periperi,...

Eliza Samudio: homem explica por que não entregou passaporte à polícia

Passaporte de Eliza Samudio encontrado em Portugal: quem encontrou, por que procurou a imprensa e o contexto do caso Um homem que encontrou o...

Líder do Comando Vermelho é executado a tiros dentro de casa na Ilha de Paraisópolis, em Prado

Prado, Bahia — José da Costa Ribeiro Livramento, conhecido como "Seu Z", de 67 anos, foi assassinado a tiros dentro de sua...