Deputada propõe lei que autoriza Congresso a barrar decisões do STF

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A deputada federal Carol de Toni (PL-SC) apresentou um projeto de lei complementar na Câmara dos Deputados que visa conceder ao Congresso Nacional o poder de reverter decisões do Supremo Tribunal Federal (STF). Na visão da parlamentar, a proposta é uma resposta ao que ela chama de “ativismo judicial”, onde o Judiciário ultrapassa seus limites e desrespeita a função legislativa.

Entre as decisões mencionadas por Carol de Toni estão o reconhecimento da união estável homoafetiva, a autorização para aborto em casos de anencefalia e a criminalização da homofobia e transfobia. Para ela, essas são claras “usurpações da competência do Congresso Nacional”.

O projeto estabelece que o Congresso poderá impedir atos normativos e decisões judiciais que tenham “caráter geral e abstrato” e que invadam a função do Legislativo. As informações sobre a proposta são da coluna de Paulo Cappelli, do portal Metrópoles.

No texto do projeto, a deputada afirma que o intuito é “reequilibrar os Poderes da República” e regular o que está descrito no inciso XI do artigo 49 da Constituição Federal, que confere ao Congresso a competência exclusiva para sustar atos do Poder Executivo que extrapolem suas prerrogativas.

Mudanças em Curso

Essa proposta se insere em um movimento maior que busca enfraquecer o STF e está alinhada com a PEC das Prerrogativas (Proposta de Emenda à Constituição 3/21), que altera o artigo da Constituição sobre imunidade parlamentar, restringindo a prisão em flagrante de membros do Congresso.

O que você pensa sobre essa proposta? Compartilhe suas opiniões nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MP pede novas ações para aprofundar investigação de caso do cão Orelha

Palavras-chave: cão Orelha, maus-tratos animais, Santa Catarina, Praia Brava, Florianópolis, Promotoria, Ulisses Gabriel, Ministério Público. O Ministério Público de Santa Catarina solicitou à Polícia...

Veja momento em que professora passa mal em piscina antes de morrer em SP

Professora de natação morre após mal-estar em academia de SP; marido fica em estado grave Um vídeo de câmeras de monitoramento registrado na área...

Cão Orelha: MPSC avalia pedir exumação do pet para esclarecer pontos da investigação

O Ministério Público de Santa Catarina informou que vai pedir diligências complementares à Polícia Civil nas investigações da morte do cão Orelha, incluindo...