Prêmio FIEB reconhece projetos de sustentabilidade e inovação durante a INDEX em Salvador

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Na última quarta-feira (27), a 15ª edição do Prêmio FIEB Indústria Baiana Sustentável – Uma Gota de Ação, um Oceano de Mudanças premiou os melhores projetos focados em sustentabilidade e inovação no setor industrial da Bahia. A cerimônia foi parte da INDEX – Feira da Indústria da Bahia 2025, realizada no Centro de Convenções de Salvador.

Este ano, o prêmio registrou um recorde de 126 projetos inscritos por 65 empresas, startups, centros de pesquisa e instituições acadêmicas. De acordo com a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), isso reafirma a premiação como a principal vitrine de práticas ambientais, sociais e de inovação sustentável no estado.

A categoria Gestão e Tecnologias Sustentáveis para Micro e Pequenas Indústrias teve como vencedor a Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá, com o projeto “Sol do Sertão”. Carla Pereira, representante da cooperativa, comentou sobre a importância do reconhecimento: “Estar aqui recebendo esse prêmio é um momento muito bom e gratificante para nós, uma cooperativa da agricultura familiar que já utiliza 100% de energia renovável.”

Na categoria Práticas de Gestão Sustentável em Médias e Grandes Indústrias, o programa “Cuidado com as Comunidades Pesqueiras”, da Acelen, foi o destaque. Ila Leonelli, gerente de Recursos Humanos da empresa, ressaltou: “Esse prêmio nos incentiva a sonhar e trabalhar em projetos que tragam impacto positivo por onde passamos.”

O projeto Queimador de Gases da Ferbasa foi premiado na categoria Tecnologias Sustentáveis em Médias e Grandes Indústrias. Ana Paula Mesquita, diretora administrativa da empresa, declarou: “Nossa missão é impactar positivamente o meio ambiente e as comunidades.”

Na área de Projetos de Startups e Centros de Pesquisa, o SENAI Cimatec ganhou com a tecnologia Mata Mato, que controla plantas infestantes por micro-ondas. Viviane Spencer, integrante do projeto, expressou sua gratidão e convidou todos a conhecerem as inovações da instituição.

Uma novidade desta edição foi a categoria Conteúdos Jornalísticos com Foco em Sustentabilidade, vencida pela TV Bahia, com uma reportagem de Lisboa Jr. sobre a geração de PIB e emprego no estado. A editora Giulia Marquezini destacou: “Queremos contar cada vez mais histórias com foco em sustentabilidade.”

A FIEB também conferiu uma menção honrosa ao projeto Iniciativas Socioambientais do Setor Florestal na Bahia, da ABAF, que conta com ações em mais de 250 municípios. Wilson Andrade, diretor-executivo da ABAF, enfatizou a importância do projeto, que planta 250 mil árvores diariamente.

Arlinda Negreiros, gerente de Meio Ambiente e Responsabilidade Social da FIEB, destacou a importância da premiação para a indústria baiana na agenda ESG. O presidente da FIEB, Carlos Henrique Passos, mencionou que o prêmio se tornou um marco em prol da inovação e responsabilidade socioambiental.

A INDEX continua até sexta-feira (29), com mais de 300 empresas expositoras e uma expectativa de 30 mil visitantes. O evento, promovido pela FIEB e pelo Sebrae Bahia, conta com apoio do Governo do Estado e da Prefeitura de Salvador.

O que você achou dos projetos premiados? Tem alguma opinião sobre a importância da sustentabilidade na indústria? Deixe seu comentário!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Na casa! Xanddy Harmonia chega ao trio elétrico para ‘Melhor Segunda-Feira”

A Harmonia já está na área para a "Melhor Segunda-feira" de 2026. O cantor Xanddy Harmonia chegou na noite desta segunda-feira (9) ao...

Jovem Pan estreia no Carnaval de São Paulo com Naming Rights do bloco Borbulhas de Amor

Jovem Pan fecha Naming Rights do bloco Borbulhas de Amor no Carnaval de Rua de São Paulo, que passa a se chamar Bloco...

Jornal inglês se derrete por João Pedro após triunfo sobre o Wolves

Chelsea vence Wolverhampton por 3-1 na Premier League; Joao Pedro é destaque segundo The Sun ...