Construção da Ponte Salvador-Itaparica deve começar em junho de 2026, diz CEO do consórcio

Publicado:

O CEO do consórcio responsável pela ponte Salvador-Itaparica, Cláudio Villas Boas, informou nesta sexta-feira (29) que a data para o início da construção está marcada para junho de 2026. A declaração foi dada durante o seminário Ferrovias e o Desenvolvimento da Bahia, que integra a programação da INDEX 2025, realizada no Centro de Convenções de Salvador.

“Iniciou esse contrato com a celebração do aditivo em 4 de junho de 25 agora, e a previsão contratual é que precisamos iniciar a construção da ponte em um ano após a assinatura desse contrato. Portanto, em junho de 26 iniciaríamos a construção. Logicamente, para isso, algumas etapas precisam ser desenvolvidas antes”, afirmou o CEO.

Foto: Francis Juliano / Bahia Notícias

Segundo ele, a primeira etapa será concluída antes do início efetivo das obras, com a colocação de uma plataforma provisória que servirá de base para a construção.

“Para iniciar a construção em junho de 26, é necessário realizar etapas anteriores, como a mobilização do canteiro e a construção da plataforma provisória linear, que nada mais é do que uma extensão do canteiro em terra, onshore, para o canteiro offshore, que vai servir de apoio ao início da ponte definitiva”, acrescentou.

Ele também destacou que a ponte não será uma substituição do ferry boat, meio mais utilizado atualmente para a travessia entre a capital e a ilha. Segundo o cronograma contratual, a obra deve ser concluída no meio de 2031.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Quais são os SUVs compactos mais potentes do Brasil?

Se você gosta de veículos que apresentam muito conforto e potência mesmo sendo compacto, saiba que há excelentes opções de SUVs com essas características. Esses modelos possuem...

Flamengo quebra tabu de quase 28 anos contra o Juventude

Com a vitória por 2 x 0 sobre o Juventude neste domingo (14/9), pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Flamengo quebrou um tabu...

Bahia registra mais de 400 internações por depressão em 2024; mulheres e pessoas pardas são grupo mais vulnerável 

A Bahia contabilizou 498 internações de pacientes com diagnósticos de depressão em 2024, segundo dados do Observatório de Saúde Pública. Esses...