Presidente da Infra S.A. confirma conclusão de 70% da Fiol 2 e compara Bamim à ViaBahia após suspensão de trecho 1

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O presidente da Infra S.A, Jorge Bastos, anunciou na manhã desta sexta-feira (29) que a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) está avançando com 71% das obras da Fiol 2, que liga Caetité a Correntina. A atualização foi feita durante o seminário “Ferrovias e o Desenvolvimento da Bahia”, parte da programação da INDEX 2025, no Centro de Convenções de Salvador.

Segundo Bastos, isso significa que ainda restam cerca de 29%, ou 80 a 90 quilômetros, para serem concluídos. Ele destacou que existem vários trechos em execução, incluindo Barreiras, mas também mencionou desafios anteriores, como questões ambientais e sociais que interromperam o progresso, especialmente no ano passado.

Além disso, o presidente comentou sobre o trecho da Fiol 1, atualmente sob a responsabilidade da empresa Bamin. Ele revelou que estão em negociações para rever o contrato, com a possibilidade de uma situação parecida com a da ViaBahia, que encerrou seu contrato e passou pelo processo de nova licitação.

Bastos enfatizou: “Se a Bamin não tiver condições de cumprir o contrato, a solução pode ser a rescisão, assim como ocorreu com a ViaBahia. Não podemos esperar mais.”

Por fim, o presidente também afirmou que a Fiol 3 não terá mais o Tocantins como destino final, seguindo agora pelo estado de Goiás, o que traz novas perspectivas para o traçado ferroviário.

O que você acha das obras e dessas possíveis mudanças nos contratos? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MP-BA recomenda a Prefeitura de Salvador que suspenda fechamento de escola no Rio Sena

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) recomendou, na terça-feira (17), que o prefeito de Salvador e o secretário de Educação suspendam o fechamento...

Polícia cumpre mandados em Feira durante operação contra fraude fiscal e lavagem de dinheiro em combustíveis

Cinco mandados de busca e apreensão foram cumpridos na manhã desta quarta-feira (17), na segunda fase da Operação Primus 2, que investiga sonegação...

Vigilância interdita pastelaria por condições insalubres em Feira de Santana

A Vigilância Sanitária de Feira de Santana interditou uma pastelaria localizada no bairro Caseb na manhã desta terça-feira, 16, após uma denúncia ao...