Milhares de pessoas protestam contra ações de Israel em Gaza à margem do Festival de Veneza

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Milhares de pessoas se manifestaram neste sábado (30) em Veneza, condenando as ações do Exército israelense na Faixa de Gaza. A mobilização, organizada por grupos políticos de esquerda, aconteceu próximo ao famoso Festival de Cinema da cidade, onde celebridades como George Clooney e Julia Roberts estiveram presentes.

Durante o festival, vários artistas demonstraram seu apoio ao povo palestino. Um dos momentos marcantes foi quando a diretora marroquina Maryam Touzani e seu marido, o cineasta Nabil Ayouch, expuseram um cartaz com a frase “Parem o genocídio em Gaza” no tapete vermelho. O diretor grego Yorgos Lanthimos também chamou a atenção ao usar um broche com as cores da bandeira palestina em uma coletiva de imprensa no evento.

No início do Festival, um coletivo chamado ‘Venice4Palestine’ (V4P), criado por dez cineastas italianos independentes, lançou uma carta aberta denunciando a guerra em Gaza, que começou após o ataque do grupo terrorista Hamas a Israel em 7 de outubro de 2023. O V4P conseguiu reunir 2.000 assinaturas, incluindo figuras renomadas do cinema como Guillermo del Toro e Michael Moore. “Nosso objetivo era destacar Gaza e a Palestina durante o festival, e conseguimos isso”, declarou Fabiomassimo Lozzi, um dos fundadores do grupo.

O diretor do Festival de Veneza, Alberto Barbera, afirmou que a Bienal não toma posições políticas diretas, mas demonstrou compreensão pela situação crítica em Gaza.

Na próxima quarta-feira (3), será exibido “The Voice of Hind Rajab”, filme da franco-tunisiana Kaouther Ben Hania, que retrata a história de uma menina palestina morta pelas forças israelenses em 2024, enquanto tentava escapar da Cidade de Gaza. A ligação em que Hind pedia ajuda emocionou o público mundial quando foi divulgada.

Quais são suas opiniões sobre as manifestações e o impacto do festival nessa questão? Deixe seu comentário e compartilhe sua visão.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

José Antonio Kast, candidato ultradireitista, é eleito presidente no Chile

José Antonio Kast, líder de extrema-direita, foi eleito presidente do Chile neste domingo, conforme projeções já apontavam favoritismo. A vitória representa o retorno...

Quem é José Antonio Kast, ultradireitista eleito presidente do Chile

José Antonio Kast foi eleito presidente do Chile para os próximos quatro anos, assumindo com uma agenda de lei e ordem. Aos 59...

Ataque a tiros em evento judaico na Austrália deixa 12 mortos

Um ataque a tiros na praia de Bondi, em Sydney, durante uma celebração de Hanukkah, deixou 12 mortos, incluindo um dos atiradores. O...